03 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Educação

Integra Unioeste 2025 é realizado em Toledo e faz história como maior encontro acadêmico da universidade

Entre os destaques estão ações que envolvem a Unioeste e ações na comunidade...

Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza, entre os dias 3 e 6 de novembro, no campus de Toledo, o Integra Unioeste 2025 — o maior evento acadêmico já promovido pela instituição.

A programação acontece durante todo o dia: com atividades pela manhã, tarde e noite. Serão palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos, relatos de experiências e atividades culturais que envolverão professores e acadêmicos dos campi de Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

O Integra Unioeste reúne, em uma única agenda, os principais eventos institucionais da universidade, como o Encontro Anual de Iniciação Científica e Tecnológica (EAICti) e o Seminário de Extensão Universitária (SEU), além de diversas ações abertas à comunidade. Serão mais de mil apresentações e atividades, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Durante o evento, estão previstas apresentações de trabalhos que envolvem bolsistas, projetos de extensão permanentes e grupos de pesquisa.

Além das atividades acadêmicas, o Integra contará com lançamento de livro de poesias e fotografias, relatos de experiências sobre a curricularização da extensão, minicurso PetComp – Cascavel, e atrações culturais, como a Batalha de Bandas Unioeste.

O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, destaca como esse evento foi idealizado para reunir toda a comunidade acadêmica.

“Neste ano, a Unioeste realiza o primeiro Integra, um evento que reúne em uma única programação todas as áreas — pesquisa, extensão, ensino e inovação. Essa integração vai ampliar a participação de nossos acadêmicos, professores e agentes universitários, promovendo uma experiência inédita. Quem atua mais na extensão poderá conhecer os projetos de pesquisa, e vice-versa. Além disso, teremos o Unioeste na Comunidade acontecendo simultaneamente na cidade de Toledo”, destacou o reitor Webber.

"Com muita alegria e orgulho, Toledo recebe essa primeira experiência que une inovação, extensão, graduação e pesquisa. Durante esta primeira semana de novembro, a cidade se transforma em um grande espaço de aprendizado e troca, com mais de uma centena de projetos distribuídos entre a Unioeste e a Prefeitura. A expectativa é grande, com muitos participantes e equipes envolvidas. Agradecemos o empenho de todos os campi da Unioeste e convidamos os estudantes e a comunidade a participarem”, menciona a diretora-geral da Unioeste de Toledo, professora Patricia Sala Battisti.

Comunidade e Unioeste

O Unioeste na Comunidade conta com o apoio da Prefeitura de Toledo, para promover atividades e serviços de interesse da população em diversas regiões da cidade.

Para o prefeito Mario Costenaro, essa agenda reforça a parceria entre a universidade e o município.

“O evento fortalece a cooperação entre a Prefeitura de Toledo e a Unioeste, que precisa ser cada vez mais sólida pelas possibilidades de projetos conjuntos capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas — esse é o principal objetivo da nossa gestão”, afirmou.

O Integra Unioeste 2025 tem como objetivo aprofundar os laços entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo um espaço de diálogo, troca de experiências e aprendizado coletivo, tanto entre a comunidade acadêmica quanto com a sociedade em geral.

Universidade na Comunidade

O Unioeste na Comunidade integra a programação do Integra Unioeste 2025 e acontece de 3 a 6 de novembro, em diferentes locais de Toledo. A ação leva atividades de extensão, oficinas, atendimentos e projetos acadêmicos à população, fortalecendo o vínculo entre a universidade e a sociedade.

Com uma programação diversificada e com o apoio da Prefeitura Municipal de Toledo a atividade tem como objetivo aproximar o conhecimento produzido na universidade das demandas e realidades locais.

Confira a programação completa das atividades e locais pelo link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1sUUS_mb549oXC7HIJZiG9lMDsW4GSLXp/edit?gid=455301718#gid=455301718

SERVIÇO

Quando: 3 a 6 de novembro

 Local: Unioeste – Campus Toledo

 Horários: manhã, tarde e noite

Público: Aberto à comunidade

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.