Prefeitura de Toledo realiza ação emergencial na região do Jardim Coopagro
E um dos pontos mais críticos foi a região do Jardim Coopagro. Equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur) estiveram no bairro na manhã desta segunda-feira (3) para uma completa limpeza das bocas de lobo.
                  
A chuva da noite do último sábado (1º) em Toledo, que chegou a 150 milímetros em poucos minutos, provocou diversos pontos de alagamento em vários bairros e distritos. Equipes da Prefeitura de Toledo e da Defesa Civil auxiliaram na remoção de árvores, limpeza emergencial de bocas de lobo, recuperação de estradas rurais, entre outras ações para auxiliar a população mais atingida.
E um dos pontos mais críticos foi a região do Jardim Coopagro. Equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur) estiveram no bairro na manhã desta segunda-feira (3) para uma completa limpeza das bocas de lobo.
O prefeito Mario Costenaro e o vice Lucio De Marchi foram de perto conferir a situação, em busca de soluções definitivas e ouvir a população. “Nossa determinação é para uma ação emergencial agora, para amenizar o problema desses moradores. Em paralelo, determinamos um amplo estudo para solucionar o problema de uma vez por todas”, salienta o prefeito, que visitou moradores na Rua Roberto Fachini. “Essa é uma região onde historicamente ocorrem alagamentos e não podemos aceitar isso”, desabafa o vice-prefeito, que lembrou que, quando era prefeito, foi instalada uma galeria pluvial na Avenida Ministro Cirne Lima.
Costenaro e Lucio estavam acompanhados dos vereadores Genivaldo Jesus, Jairo Cerbarro, Ricardinho Santos, Pedro Varella e Professor Oseias. Também estavam presentes os secretários Reinaldo Sales (chefe de Gabinete), Fabio Leal (Infraestrutura Urbana e Rural e de Serviços Públicos) e Rogério de Lima (Segurança e Trânsito), além do diretor-superintendente da Emdur, José Airton Cella.
Ação emergencial - O secretário Fabio Leal lembra que no Coopagro foi executado o primeiro trecho da galeria pluvial para escoar as chuvas que caem na região entre as ruas João Orestes Ruaro e Roberto Fachini. “Nós vamos fazer uma revisão em todo esse trecho para confirmar se ele funcionou adequadamente ou não e ainda para ver se precisa tomar alguma ação de manutenção neste trecho”, explica o secretário. “Na sequência, será realizada uma inspeção até a esquina das ruas João Orestes Ruaro com a Isolde Tim, fazendo uma revisão em cada boca de lobo para avaliar se tem algum entupimento, reparando grelhas que precisam de manutenção para garantir que elas tenham condição de funcionar”, detalha.
O secretário destaca ainda que, por determinação do prefeito Mario Costenaro, será feita uma avaliação sobre a possibilidade de implantar novas bocas de lobo na parte mais alta do bairro, desde a Avenida Ministro Cirne Lima até a Avenida Parigot de Souza para que a água coletada na origem não chegue com uma vazão muito grande até o ponto de alagamento constante no Coopagro.
População pode contribuir – O volume de chuva acima da média num curto período de tempo intensificou o problema de alagamentos. Entretanto, durante a operação emergencial no último fim de semana, muitas bocas de lobo estavam entupidas com entulhos.
Neste sentido, o secretário Fabio Leal pede a ajuda da comunidade. “É importante que a população tome cuidado quanto aos resíduos colocados na calçada. Não pode fazer um descarte irregular”, recomenda. “Eu e o prefeito fomos desobstruir uma boca de lobo que tinha entulho, caco cerâmico, madeira. Então, é um material que não deveria estar ali, que estava fazendo o bloqueio da grelha, o que não deixava a água entrar na galeria”, aponta.
O secretário da Infraestrutura reforça: “É importante que a população dê o descarte correto para os resíduos para que a gente consiga manter o sistema funcionando. E nossas equipes estão revisando, passando em cada boca de lobo para fazer as manutenções”, ressalta.