04 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Alunos de Cascavel brilham na maior feira científica da América Latina

Com apoio da Prefeitura de Cascavel, grupo levou nove projetos à Mostratec e consolidou o reconhecimento de Cascavel como polo de inovação e tecnologia

Foto: Divulgação

Um grupo de alunos de Cascavel deu um show de criatividade e inovação na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), realizada em outubro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A delegação, composta por 10 estudantes e quatro professores das escolas Eureka e Ceep Cascavel, conquistou o segundo e o quarto lugar na categoria Ensino Fundamental, além de uma credencial para representar o município na Moceest, feira científica que acontece no Maranhão.

A participação dos alunos contou com o apoio da Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria Especial de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas, responsável pela disponibilização da van utilizada no transporte até o evento.

Reconhecida como uma das maiores feiras científicas da América Latina, a Mostratec reúne projetos de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio de 20 estados brasileiros e 14 países. O evento tem como objetivo despertar o interesse pela pesquisa científica e tecnológica, estimular a criatividade e promover o intercâmbio entre instituições de ensino e o meio empresarial.

Os projetos que representaram Cascavel na Mostratec foram selecionados após passarem pela Fecet (Feira de Ciência, Engenharia e Tecnologia), o maior evento científico pré-universitário do Paraná, realizado em agosto. “De 150 projetos apresentados na Fecet, nove foram escolhidos para irem à Mostratec. Isso é importante para o desenvolvimento dos nossos jovens, para que eles possam pensar fora da caixa e criar práticas e metodologias para solucionar problemas da sociedade”, destacou o coordenador da Fecet e orientador dos alunos da Escola Eureka, Maycon Gustavo Oliveira Lourenço.

Entre os destaques na Mostratec, o projeto “Utilização de um sistema servo motor eletrônico para auxílio cotidiano de pessoas com Parkinson”, desenvolvido pelo aluno João Gabriel Gomes Tonelotto (Eureka), conquistou o 2º lugar no nível fundamental. Já o projeto “Desenvolvimento de um sistema automatizado de controle de motores para auxílio de deficientes tetraplégicos”, criado por Daniel Hiroki Sakurada (Eureka), garantiu o 4º lugar.

O estudante Dmitri Stescki Wisniewski, também da Escola Eureka, recebeu uma credencial para a Moceest, no Maranhão, com o projeto “Utilização do Treinamento Auditivo Computadorizado com dispositivo eletrônico para auxílio no controle corretivo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”.

Além desses, outros trabalhos apresentados pelas escolas cascavelenses também chamaram a atenção do público e dos avaliadores, com temas que vão desde o uso de inteligência artificial para otimização de semáforos até a criação de um filamento 3D biodegradável antiviral.

A Mostratec reuniu, ao longo de cinco dias, milhares de visitantes, pesquisadores e jovens cientistas, reforçando o papel da educação como motor da inovação. Para Cascavel, os resultados representam mais um passo importante na valorização do ensino, do pensamento científico e da criatividade dos estudantes, além de contribuir para a consolidação da cidade como polo de inovação e tecnologia.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.