Caciopar e POD formalizam pedido para impulsionar Rota Beira Parque
O documento foi entregue por Reni Fernande Felipe, presidente da Caciopar, e Alci Rotta Júnior, presidente do POD, à representante do IGR Turismo..
Em um movimento estratégico para fortalecer o turismo regional, a Caciopar e o POD formalizaram o desejo de viabilizar a conclusão da estruturação, divulgação e uso da Rota Beira Parque, um novo e promissor percurso turístico entre Cascavel e Foz do Iguaçu. A iniciativa foi consolidada com a entrega de um ofício durante reunião do Conselho de Administração do POD, realizada dias atrás na Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu.
O documento foi entregue por Reni Fernande Felipe, presidente da Caciopar, e Alci Rotta Júnior, presidente do POD, à representante do IGR Turismo, Sandra Finkler, e para o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Turismo do Paraná, Nilton Rocha, que na ocasião representou o secretário Leonaldo Paranhos. O ofício detalha a importância e o potencial da rota, solicitando suporte do governo estadual para sua efetiva promoção e melhorias estruturais.
O que é?
A Rota Beira Parque, implantada há alguns anos por meio de convênio com a Itaipu Binacional, é um percurso de 187 quilômetros que conecta Cascavel a Foz do Iguaçu, margeando o Parque Nacional do Iguaçu. O trajeto utiliza estradas vicinais e cruza propriedades rurais, ideal para o cicloturismo e o ecoturismo, proporcionando aos adeptos contato direto com a natureza, rios e cachoeiras.
O trecho de Cascavel, com 44,6 quilômetros, foi batizado em homenagem ao ex-presidente da Acic, José Torres Sobrinho (in memoriam), um dos idealizadores da proposta. Além de margear trecho de uma das maiores reservas naturais do Brasil, a rota integra o traçado dos Caminhos do Peaberu, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) voltada ao cicloturismo e às trilhas de longo curso.
A Caciopar e o POD consideram que a Rota Beira Parque possui um enorme potencial a ser explorado, pois liga Cascavel, um dos principais centros econômicos do interior do Paraná, a Foz do Iguaçu, uma das regiões fronteiriças de maior atração turística do País e do mundo. Outro ponto estratégico é a integração da rota com dois importantes aeroportos nacionais: o de Cascavel e o internacional de Foz do Iguaçu.
Suporte e estruturação
As entidades, que representam mais de 60 associações empresariais e milhares de empresas do Oeste do Paraná, solicitam à Secretaria de Estado do Turismo que a Rota Beira Parque seja efetivamente promovida no calendário de ações dos Caminhos do Peaberu.
A reivindicação inclui, ainda, suporte a demandas estruturais, como a destinação de recursos para a instalação ou melhoria de sinalizações. A finalidade é garantir a adequada utilização da rota, tornando o caminho ainda mais atrativo e seguro para os usuários. “Esse é um investimento que fará muito bem à região e que contribuirá para promover ainda mais a economia e as riquezas do Paraná”, afirmam os presidentes Reni Fernande Felipe e Alci Rotta Júnior, no documento.