22 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

1º Congresso Binacional de Certificação de Qualidade em Bancos de Leite Humano fortalece cooperação entre Brasil e Paraguai

Evento marca o início da implementação do Programa de Certificação Fiocruz em Bancos de Leite Humano no sistema de saúde paraguaio ...

1º Congresso Binacional de Certificação de Qualidade em Bancos de Leite Humano fortalece cooperação entre Brasil e Paraguai
© ASCOM/rBLH-Fiocruz

O 1º Congresso Binacional Brasil–Paraguai de Certificação de Qualidade Fiocruz em Bancos de Leite Humano, realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, marcou o início da implementação do Programa de Certificação Fiocruz em Bancos de Leite Humano (PCFioBLH) no sistema de saúde paraguaio. Com apoio da Itaipu Binacional, o encontro reúne especialistas dos dois países em uma programação voltada ao fortalecimento da qualidade e à troca de experiências entre os Bancos de Leite Humano da região.

A cerimônia de abertura, em Ciudad del Este, teve a presença de representantes do Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai, do Ministério da Saúde do Brasil, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), das redes de Bancos de Leite Humano do Brasil e do Paraguai, além dos anfitriões da Itaipu Binacional. 

Também participaram gestores públicos, representantes setoriais, profissionais de saúde da Argentina envolvidos com a ação de Bancos de Leite Humano, bem como representantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).

Destaca-se ainda a participação de profissionais de Bancos de Leite Humano de diferentes países nos quais a Rede atua, por meio da transmissão ao vivo no canal da rBLH no YouTube, com tradução simultânea em português e espanhol.

A iniciativa fortalece o papel estratégico da Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) para promover a segurança alimentar e nutricional de recém-nascidos e lactentes na região, por meio do compartilhamento de conhecimentos e práticas para além das fronteiras. Evidencia ainda a atuação da Itaipu Binacional, por meio do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, como promotora da integração regional e articuladora de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da saúde na Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu – Brasil; Ciudad del Este – Paraguai; e Puerto Iguazú – Argentina).

Qualidade como eixo estruturante da cooperação

Ao longo de quase duas décadas de cooperação bilateral, Brasil e Paraguai avançaram significativamente no fortalecimento de suas redes de Bancos de Leite Humano. A implementação do PCFioBLH representa uma nova etapa desse percurso, ao introduzir um modelo de avaliação contínua da qualidade de produtos, processos e serviços, alinhado aos compromissos assumidos pelos países no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — com foco especial no ODS 3, relativo à redução da mortalidade infantil e à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

A programação dos dois primeiros dias do congresso, no Paraguai, incluiu reconhecimentos e homenagens a profissionais e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Programa de Certificação, com destaque para a homenagem póstuma a Marcos Krieger, que, na vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, foi um dos grandes entusiastas e apoiadores do PCFioBLH. A agenda contou com conferências, painéis e fóruns dedicados à contextualização do Programa, aos fundamentos da certificação e aos desafios e oportunidades para o fortalecimento da Rede Paraguaia de Bancos de Leite Humano.

Encerramento no Paraguai e transição para o Brasil

As atividades em território paraguaio foram encerradas na quarta-feira (5), com uma agenda integrada que consolidou os principais pontos de alinhamento para a implementação do PCFioBLH no sistema de saúde do Paraguai, incluindo perspectivas sobre Bancos de Leite Humano trazidas por gestores centrais de sistemas de saúde de países como Brasil, México e Cabo Verde. O encerramento do segundo dia do congresso marcou, simbolicamente, a transição oficial para a etapa brasileira do evento, cuja programação foi retomada em Foz do Iguaçu, dando continuidade aos debates.

O segundo momento do Congresso contará com atividades voltadas à integração das redes, organizadas em painéis temáticos, detalhamento técnico dos eixos e do modus operandi do Programa, além de agendas políticas que reforçarão a articulação internacional voltada à certificação da qualidade em Bancos de Leite Humano.

/ASCOM/rBLH-Fiocruz - Foto: ASCOM/rBLH-Fiocruz

Mais Lidas