10 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Tendências de vendas on-line no varejo dão tom para evento Comércio em Foco

Em Cascavel, 220 participantes passaram por capacitações relacionadas ao mercado digital

Foto: Divulgação

Mais do que entender a importância do uso dos recursos digitais como aliados das empresas varejistas, é preciso transformar esse cenário em negócios reais.

Com esse objetivo, aconteceu na última quinta-feira (06), em Cascavel, um dos principais eventos do comércio promovido pelo Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR, o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD): o Comércio em Foco. Neste ano, teve como tema as Vendas Online, com o intuito de capacitar e inspirar empreendedores do varejo diante do atual momento do mercado digital.

O evento gratuito contou com a participação de 220 pessoas e possibilitou que micro e pequenos empreendedores da região fossem incentivados a adotar práticas de vendas digitais e ampliar a competitividade dos pequenos negócios.

O desafio atual é se adaptar ao que o cliente deseja e estar presente no mercado digital como opção de escolha. Segundo a consultora do Sebrae/PR, Ana Rizzi, a escolha do tema vendas online reflete uma necessidade crescente do comércio local em se posicionar no ambiente digital.

“As pessoas querem facilidade e agilidade na compra. Hoje, muitas delas buscam produtos no Instagram, no WhatsApp ou no Google antes de visitar uma loja física. Então, se o consumidor não encontra a empresa online, ele acaba comprando de fora, às vezes até de um negócio que também é da cidade, mas que está presente em plataformas de compra que se popularizaram”, explica Ana.

Susana Maroneze, gerente do Senac em Cascavel, reforçou a oportunidade que esses empresários tiveram de adquirir conhecimentos e, principalmente, de dar o primeiro passo na utilização da internet como parte estratégica das vendas.

“O conhecimento transforma, e participar desse momento de networking, de fechar negócios entre empresas e de escutar especialistas em tendências do varejo, com foco em inovação, são ferramentas importantíssimas para que o comerciante, o empreendedor, possa ter vida longa na sua empresa, não ficar para trás e acompanhar essas tendências que já não são futuro, mas sim o presente”, diz Susana.

Conexão e conhecimento

Uma das convidadas da noite para falar com os empreendedores foi a palestrante Ivy Cristiny, especialista em inovação e comportamento do cliente, que mostrou como o uso da tecnologia, dos dados e das estratégias de vendas deve ser utilizado a favor dos negócios.

“A gente tem que entender que a visão do digital para a expansão dos negócios não se trata apenas de aumento de vendas ou visibilidade. Ela traz também credibilidade para a marca. Hoje em dia, as pessoas têm um processo de tomada de decisão de compra que não é mais linear e cronológico. Elas estão o tempo todo recebendo estímulos de produtos e serviços, e o meio digital é o que está na palma da mão das pessoas”, diz Ivy.

Redes sociais

O Foco Vendas Online reforça a proposta do Sebrae/PR de apoiar a transformação digital do comércio, promovendo ações que ajudam os empreendedores a se adaptarem às novas formas de vender e de se comunicar com o consumidor.

Além do whatsapp e redes sociais, como facebook e Instagram, algumas outras plataformas apostam em versões específicas de vendas para atrair empreendedores, é o caso do Tik Tok Shop.

Uma representante do aplicativo esteve presente no evento para explicar a funcionalidade desse e-commerce integrado que aproxima criadores de conteúdo, empresários e usuários.  

O uso desse recurso tem atraído empreendedores no mundo todo, principalmente pela simplicidade em se fazer negócios.

Na prática

A empresária do setor de moda Amanda Santini Jensen Soliva vive no dia a dia a necessidade de se adaptar ao novo comportamento do cliente e reforçou a importância de que as empresas entendam o mercado atual, seja qual for o porte.

“Quando falamos de marketing, vendas e posicionamento digital, não é sobre o tamanho da empresa, e sim sobre o tamanho da visão. Hoje, pequenos negócios têm o mesmo palco que grandes marcas: o feed, o Reels, o direct. A diferença está em como você usa esse espaço para se conectar de forma verdadeira e gerar desejo”, pontua Amanda.

Empreendedores de diferentes setores lidam com a necessidade de adaptação, unir o físico e o online sem causar prejuízos financeiros aos negócios.

Eresson José Soares, empresário do setor automotivo há 19 anos, relata como é viver este momento de mudança, em que somente o físico já não é suficiente.

“Virar a chave e agregar físico e digital é um processo. Precisamos pensar que o empresário é gerente, vende, compra, paga, abre, fecha... e agregar mais isso é complicado, porém necessário. As pessoas estão sendo influenciadas; não posso ficar para trás para não morrer na praia. Estar aqui faz parte desse plano de transformação”, relata Eresson.

No caso da microempreendedora Vanessa Romero, as vendas online surgiram como uma oportunidade durante a pandemia. No entanto, foi necessário buscar um direcionamento para prosseguir.

“Há nove anos tenho a loja. Começamos muito pequenos e fomos ampliando. Durante a pandemia, percebemos a necessidade de ir para o virtual. Após um tempo, percebemos uma estagnação, e foi aí que buscamos o Sebrae/PR, que tem mostrado o caminho. Aos poucos, estamos entendendo como fazer essa mudança. Cuido do atendimento, do faturamento, de tudo, e agregar o online é um processo que tem acontecido, não tem como fugir”, explica Vanessa.

Sobre o Foco

O programa Foco é um dos principais eventos do comércio promovidos pelo Sebrae/PR e ocorre anualmente nas sete regionais do estado. A cada edição, um tema central é escolhido para refletir os desafios e tendências do setor. Neste ano, o foco foi a inserção e a transformação digital, em um contexto em que as empresas precisam adaptar-se às novas formas de consumo.

Por: SOT/Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.