12 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

PPPR leva à Feira do Pequeno Produtor de Cascavel o cotidiano do trabalho penitenciário em alusão ao Dia do Policial Penal

A mostra apresentou ainda parte dos projetos sociais desenvolvidos em Cascavel e região, com destaque para os trabalhos confeccionados pelas PPL..

Foto: Divulgação/PPPR

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio de sua regional administrativa em Cascavel, realizou no último domingo (9) uma exposição especial na Feira do Pequeno Produtor, no centro da cidade, em alusão ao Dia do Policial Penal, celebrado em 13 de novembro. A ação levou à Praça Wilson Joffre um pouco do dia a dia do trabalho penitenciário, aproximando a comunidade da atuação desses profissionais que contribuem diretamente para a Segurança Pública e para a reintegração social de pessoas privadas de liberdade (PPL).

Quem passou pelo local pôde conhecer de perto as viaturas utilizadas nas escoltas, os armamentos e instrumentos de menor potencial ofensivo, empregados para o controle de distúrbios nas unidades, além das tecnologias utilizadas na monitoração eletrônica por tornozeleiras. Também estiveram expostos materiais produzidos dentro das unidades prisionais da região, como parte de projetos voltados à reinserção ao meio social.

A mostra apresentou ainda parte dos projetos sociais desenvolvidos em Cascavel e região, com destaque para os trabalhos confeccionados pelas PPL, como telas pintadas a óleo, bonecos de amigurumi — que auxiliam no atendimento de crianças socorridas pelo Samu — e as naninhas, entregues a crianças internadas no Hospital Universitário de Cascavel.

De acordo com o coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, a exposição foi uma oportunidade de mostrar à sociedade a importância do papel do policial penal e a relevância desse servidor para a Segurança Pública. “O policial penal é uma peça essencial para a segurança da sociedade. É ele quem garante a custódia, a disciplina e o controle dentro das unidades prisionais, mas também quem torna possível o trabalho de reintegração social. Hoje, o que acontece dentro do sistema penal só é possível pelo comprometimento desses profissionais, que desempenham suas funções com responsabilidade, ética e dedicação”, destacou.

As crianças que visitaram o espaço também tiveram um momento especial: muitas foram presenteadas com a Capipenal, uma pelúcia alaranjada em forma de capivara confeccionada por PPL a partir de resíduos têxteis dentro do setor de costura das unidades. Além disso, foram distribuídas lixeiras para carro, também produzidas com reaproveitamento de materiais, reforçando o compromisso da Polícia Penal do Paraná com a sustentabilidade.

Várias famílias aproveitaram o domingo para visitar a feira e conhecer o espaço montado pela PPPR. Entre elas, a dona Amélia dos Santos, que passeava com a família quando decidiu parar para conferir a exposição. “Fiquei encantada com tudo o que vi. As telas são perfeitas, parecem obras de artistas profissionais. E saber que esses trabalhos ajudam outras pessoas, como as crianças atendidas pelo Samu ou as que estão internadas, mostra o quanto o trabalho da Polícia Penal vai além da segurança, ele transforma vidas”, afirmou.

Por: SOT/Assessoria PPPR - Foto: Divulgação/PPPR

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.