18 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Policial

Polícia Civil deflagra "Operação Pirataria" contra a adulteração de combustíveis em Santa Tereza do Oeste

O foco principal da ação é assegurar que o consumidor receba exatamente a quantidade e a qualidade de combustível pela qual está pagando...

Polícia Civil deflagra "Operação Pirataria" contra a adulteração de combustíveis em Santa Tereza do Oeste
© Divulgação

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Polícia de Santa Tereza do Oeste, iniciou nesta terça-feira (18) a "Operação Pirataria", uma ação coordenada para combater crimes contra a ordem econômica e as relações de consumo no mercado de combustíveis. O objetivo principal é assegurar que o consumidor receba o produto na quantidade e qualidade corretas, enfrentando as irregularidades que prejudicam o cidadão e a concorrência leal.

A força-tarefa multidisciplinar foca em três pontos essenciais de fiscalização. O primeiro é o combate direto à fraude na qualidade (adulteração), com base em um Inquérito Policial em andamento na Delegacia de Santa Tereza do Oeste.

O segundo eixo é a repressão à fraude na quantidade (a chamada "bomba baixa"), onde as equipes verificam o rigoroso cumprimento das normas metrológicas para garantir que o volume pago seja o volume entregue. Por fim, a operação garante o cumprimento da legislação, checando que os estabelecimentos sigam os padrões de metrologia e certificação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do INMETRO.

A ação é resultado da integração entre a PCPR, que lidera a repressão criminal, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que contribui com a expertise técnica em qualidade, e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), responsável pela fiscalização das bombas medidoras.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas