19 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

EPR Iguaçu completa seis meses de concessão com a recuperação de 350 km de malha viária e atendimento de 424 usuários por dia

Avanços aprimoram experiências de mobilidade e impulsionam o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas..

Foto: Divulgação

A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, completa 6 meses de concessão e soma uma série de marcos na requalificação das rodovias e no atendimento aos usuários. 

Neste período já foram recuperados mais de 350 km de pavimento, requalificados mais de 319,9 mil metros quadrados de sinalização horizontal, implantadas ou substituídas mais de 4 mil  placas de sinalização e atendidos mais de 78.605 usuários, por meios dos serviços de inspeção, socorro médico e mecânico. 

O pacote de investimentos previstos para os primeiros meses é chamado de trabalhos iniciais e envolve diversas frentes de ação que resultam na restauração das rodovias, garantindo que elas atinjam os parâmetros estabelecidos pelo poder concedente, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). 

“A nossa missão, neste primeiro período de concessão, é deixar as rodovias em condições de trafegabilidade e segurança para os usuários, sempre com foco na preservação de vidas. Em paralelo, estamos atuando na conscientização dos usuários sobre a boa convivência no trânsito, por meio de diversas ações do Programa Conviver, do grupo EPR. É um conjunto de ações e iniciativas que têm gerado transformação”, destaca o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas. 

A concessionária avança na execução dos trabalhos, prezando sempre pela escuta ativa junto à comunidade e o diálogo constante com as autoridades locais para garantir a promoção de melhorias, que além de aprimorarem as experiências de mobilidade,  contribuem para a qualidade de vida e impulsionam o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas. Um dos exemplos desse impacto positivo é a requalificação do pavimento e sinalização no perímetro urbano de Lindoeste. A melhoria na trafegabilidade e segurança viária reflete no dia a dia da população. 

“A EPR tem sido uma parceira importante para Lindoeste, com melhorias nas vias, serviços de limpeza e atenção constante às necessidades do município. Além disso, existe um diálogo aberto e acessível com os diretores da concessionária, especialmente sobre o contorno da BR-163, para que o projeto contemple trincheiras e passarelas visando o fortalecer o desenvolvimento de nossa cidade”, afirma o prefeito do município, Silvio Santana. 

Atendimento ao usuário 

Nestes primeiros seis meses de operação, a EPR Iguaçu já garantiu atendimento a 78.605 usuários, o que corresponde a média diária de 424 pessoas que contaram com os serviços prestados no momento em que precisaram. 

“Nossas concessões vão além do cumprimento de contratos e obrigações legais, somos pessoas cuidando de pessoas. Temos equipes ao longo de todo o trecho garantindo socorro médico e mecânico 24 horas. Mais de 78 mil usuários contaram com os nossos atendimentos, entre eles dois bebês que vieram ao mundo na rodovia. Não são números, são vidas impactadas positivamente pelo nosso trabalho”, ressalta o diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira.


Concessão em números 

* 78.605 usuários atendidos em 64.010 ocorrências registradas;

* 350 km de pavimento requalificado; 

* Cerca de 98 mil toneladas de massa asfáltica aplicada;

* 272 mil m² de microrrevestimento asfáltico; 

* 280 placas de concreto recuperadas no segmento em pavimento rígido da BR-163;

* 4.253 placas de sinalização implantadas/substituídas;

* 319,9 mil m² de sinalização horizontal revitalizados;

* Mais de 60 mil tachas refletivas implantadas;

* 38,4 mil m² roçados;

* 249, 9 toneladas de resíduos coletados;

* 10 km de cercas implantados;

* 5 novas bases de Atendimento ao Usuário em construção. 


Atendimento ao usuário

Ao longo do trecho da EPR Iguaçu, estão disponíveis os serviços de socorro médico e mecânico, com atendimento 24 horas e que podem ser acionados pelo número de emergência 0800 277 0163. A frota de atendimento é composta por 15 ambulâncias, 9 guinchos leves, 5 guinchos pesados, 19 viaturas de inspeção, 3 caminhões pipa e 3 caminhões boiadeiro, garantindo a segurança, o conforto e a integridade do usuário. 

Além disso, também estão disponíveis 11 bases SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) localizadas em pontos estratégicos e que também funcionam 24 horas por dia. As instalações estão posicionadas de forma estratégica:


BR-277

SAU 1 – Prudentópolis – Km 310

SAU 2 – Candói – Km 381

SAU 3 – Laranjeiras do Sul – Km 454

SAU 4 – Guaraniaçu – Km 519

SAU 5 – Cascavel – Km 574

SAU 6 – Matelândia – Km 664

SAU 7 – Santa Terezinha de Itaipu – Km 711


BR-163

SAU 8 – Lindoeste – Km 177

SAU 9 – Marmelândia – Km 130


PR-182

SAU 10 – Ampére – Km 521


PR-280

SAU 11 – Renascença – Km 247

Por: SOT/Assessoria EPR Iguaçu - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.