24 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Projeto quer incentivar doação de cabelo para pessoas em tratamento de câncer em Cascavel

Motivados pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer, que acontece em 27 de novembro, os proponentes sugerem também que a Semana de Incentivo aconteça no mesmo mês.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

Foi aprovado nesta segunda-feira (24), em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 140/2025, que institui a Semana de Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas em Tratamento de Câncer. Os autores da proposta são os vereadores Cidão da Telepar (Podemos) e Edson Souza (MDB).

Motivados pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer, que acontece em 27 de novembro, os proponentes sugerem também que a Semana de Incentivo aconteça no mesmo mês. Cidão e Edson lembram que, em abril deste ano, já foi criada a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer e Vítimas de Escalpelamento, consolidando no ordenamento jurídico brasileiro a relevância dessa prática solidária e humanitária.

Segundo o projeto, a Semana de Incentivo tem como objetivos: “I – conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelo para a recuperação da autoestima de pessoas em tratamento de câncer;” e “II – informar sobre os procedimentos necessários para a doação, bem como indicar os locais aptos a receber esse tipo de contribuição”.

Para realizar os objetivos, a campanha deve “sensibilizar a população a doar parte de seu cabelo para que, por meio de instituições, ONGs e demais entidades sociais, sejam confeccionadas perucas destinadas a pacientes em tratamento de câncer; estimular a solidariedade e o engajamento da sociedade em causas de apoio humanitário; valorizar gestos altruístas que contribuam para o enfrentamento do sofrimento físico e emocional causado pela doença; e colaborar para a recuperação da autoestima e da qualidade de vida dos pacientes oncológicos beneficiados”.

Os vereadores argumentam que o combate ao câncer precisa levar em conta não só a prevenção e o tratamento da doença, mas esse importante aspecto ligado à autoestima dos pacientes. “A queda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais visíveis e emocionalmente impactantes nos pacientes que enfrentam o tratamento contra o câncer. A confecção e doação de perucas, feitas a partir de cabelo doado, é uma importante forma de resgatar a autoestima, dignidade e bem-estar dessas pessoas”, defendem.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/Adobe Stock

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.