25 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel promove ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Ações seguem até 10 de dezembro e envolvem atividades culturais, formativas e de mobilização social, reforçando o enfrentamento à violência de gênero no município...

Foto: Divulgação

A Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (SESD), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), está com a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher em plena atividade. As ações seguem até 10 de dezembro e envolvem atividades culturais, formativas e de mobilização social, reforçando o enfrentamento à violência de gênero no município.

A campanha está alinhada a datas internacionais importantes, como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), além do próprio Dia da Consciência Negra (20/11), que destaca o recorte racial como parte essencial do debate.

A programação traz reflexões sobre a interseção entre racismo e machismo, que aumenta a vulnerabilidade de mulheres negras. O Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) promove nesta quarta-feira (26), às 19h, na Câmara de Vereadores, uma reunião para aprofundar o debate sobre violência contra a mulher sob essa perspectiva.

A campanha inclui encontros regionais, oficinas e ações voltadas ao fortalecimento da rede de proteção como o I Fórum Regional de Combate à Violência Contra a Mulher, em Santa Helena nesta sexta-feira (28), a oficina “Rompimento do Ciclo de Violência Contra a Mulher”, na Unioeste sábado (29), a assinatura do Protocolo para Prevenção e Enfrentamento à Violência Política de Gênero, em 05 de dezembro, na OAB, o encontro Municipal de Homem para Homem, também no dia 05, dentro da Campanha do Laço Branco, com palestra do Promotor de Justiça Dr. Alex Fadel e Seminário de Educação Inclusiva, no dia 08 de dezembro, abordando o tema: “Precisamos falar de mulheres com deficiência que sofrem violência”.

Já a reta final da campanha reúne atividades culturais e momentos de homenagem com o Prêmio Direitos Humanos, no dia 10 de dezembro, reconhecendo mulheres por sua atuação em defesa dos direitos humanos, a Roda de Conversa Literária Feminina e Feminista, com debates sobre feminicídio e desigualdade de gênero e 3ª Noite de Gala Cultura em Ação (29/11) e a tarde de Dança Circular (30/11), promovendo integração e bem-estar.

A programação completa dos 21 Dias de Ativismo pode ser acompanhada nas redes sociais da SESD (@sesdcascavel).

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.