02 de dezembro de 2025

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Região Oeste do Paraná tem o maior tíquete médio do estado neste Natal

Tíquete médio de R$ 550,27 e alta na disposição para presentear apontam fim de ano mais aquecido...

Região Oeste do Paraná tem o maior tíquete médio do estado neste Natal
© Luiz Felipe Max

A intenção de presentear cresceu na região Oeste em 2025. Sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR revela que 62% dos moradores pretendem comprar presentes neste fim de ano, intenção acima dos 56% registrados no ano passado. Apesar do avanço, o índice permanece abaixo da média estadual, de 67,2%.

O cenário pode mudar nas próximas semanas, já que 19,3% dos entrevistados ainda estão indecisos. Esse grupo representa uma parcela significativa e tende a ser influenciado pelo clima natalino, que ganha força nas vitrines e nas ruas. 

Por outro lado, 18,7% afirmam que não devem gastar com presentes. Entre eles, 37,5% citam dificuldades financeiras ou desemprego como principal motivo.

Na análise por gênero, os homens apresentam maior intenção de compra, com 66,7%, enquanto entre as mulheres o índice é de 55,6%.

Conforme analisa o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, no conjunto, a sondagem mostra que o Natal deve movimentar o varejo paranaense em um ambiente de consumo estável, com forte presença digital, tíquete mais moderado e escolhas guiadas por atributos de qualidade e confiança. “A pesquisa apontou crescimento na intenção de presentear neste Natal em nosso estado, sendo que a demanda se concentrará nos bens tradicionais e a tomada de decisão para a compra será baseada principalmente na qualidade do produto”, observa. 

“Com relação ao local preferido para as aquisições, a internet tende a superar por uma pequena margem o comércio de rua. A modalidade de pagamento dominante será cartão de crédito parcelado, ou seja, o consumo atual tende a ser pago predominantemente com a renda futura”, complementa. 

Regiões

No ranking estadual, a região Central lidera a intenção de compra, com 77,6%, seguida por Sul e Sudoeste (71,5%), Leste, RMC e Litoral (70,7%), Noroeste e Maringá (69,3%), Curitiba (68%), Oeste (62%) e, por último, o Norte (56,6%).

Tipos de presentes

Os itens de vestuário são a principal escolha dos consumidores da região, com 54,8%. Também se destacam brinquedos (50,5%), calçados (19,4%), perfumes e cosméticos (15,1%), lembrancinhas e artesanato (14%), acessórios (10,8%) e eletroeletrônicos (10,8%). 

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, aponta que é importante que os pequenos negócios se programem para entregar o que há de melhor para os consumidores. "Algumas estratégias são fundamentais para criar conexão com o público, como conhecer o perfil do seu cliente, resgatar o relacionamento com os que já não compram com tanta frequência, além de se antecipar às tendências. Estabelecer parcerias com outras empresas para agregar valor e preparar a equipe são fatores necessários para alcançar resultados positivos", comenta.

Tíquete médio

O tíquete médio previsto para a região Oeste é o mais alto do Paraná, chegando a R$ 550,27, acima da média estadual, de R$ 495,76. Os homens devem gastar mais, com média de R$ 657,89, enquanto as mulheres estimam desembolsar R$ 369,85. 

As compras a prazo serão maioria, representando 55,2% das operações, especialmente no cartão de crédito parcelado. Entre as compras à vista, que somam 44,8%, o Pix é a principal forma de pagamento, seguido pelo cartão de débito e dinheiro.

Local de compra

O comércio de rua aparece como principal canal de compra, somando lojas do centro e de bairro, com 62,4% das citações, percentual superior ao da internet, que deve representar 43%. Os shoppings devem responder por 25,8% do movimento.

Período da compra

Quanto ao período das compras, 40,9% pretendem adquirir os presentes na semana que antecede o Natal. Outros 29% devem se organizar entre oito e quinze dias antes da data comemorativa, enquanto 18,3% se programam com até um mês de antecedência. Uma parcela de 12,9% afirma antecipar parte das compras durante a Black Friday.

Fatores de influência

A pesquisa de preços é rotina para 72,5% dos consumidores da região, e a internet é o principal meio para comparação, utilizada por 74,2% dos que consultam valores. Os fatores que mais influenciam a decisão final são qualidade do produto (19,4%), atendimento do vendedor (18,3%), custo-benefício (15,1%), credibilidade da loja (14%), preço baixo (10,7%) e promoção (9,7%). 

/Assessoria Sebrae - Foto: Luiz Felipe Max

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