Região Norte terá R$ 600 mil para coworking
O Paraná possui atualmente 490 unidades produtoras de biogás, com capacidade instalada de cerca de 460 milhões de metros cúbicos por ano, mas utiliza apenas 5% desse potencial.
Líderes de Cascavel, entre eles o vice-prefeito Henrique Mecabô, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Margarida Domingues Carneiro, o diretor Ewerton Porfírio e o presidente do Sintropar e vice da Acic, Antonio Ruyz, estiveram em Curitiba nesta semana para reunião com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil.
Dois assuntos importantes foram debatidos no encontro. Um deles, a garantia de liberação de R$ 600 mil para a criação de um coworking na região Norte de Cascavel. A obra será implantada em uma área de 800 metros quadrados viabilizada pela secretária Margarida. Outro tema foi o Programa de Descarbonização de Frotas que, gradualmente, o governo pretende levar para todo o Estado.
A meta do governo, segundo explicou Antonio, é ampliar o uso de combustíveis renováveis no transporte de cargas. O Paraná tem potencial para consumo em escala de biometano (matriz energética 100% renovável e sustentável) no transporte. Com o programa, a ideia é ampliar as estratégias para promover uma economia de baixo carbono, fortalecer a cadeia produtiva do biogás e do biometano e modernizar o setor logístico.
O Paraná possui atualmente 490 unidades produtoras de biogás, com capacidade instalada de cerca de 460 milhões de metros cúbicos por ano, mas utiliza apenas 5% desse potencial. Com uma frota aproximada de 300 mil caminhões emplacados, o Paraná tem um corredor logístico estratégico para o Sul e o Sudeste. Os dois assuntos foram apresentados por Antonio Ruyz na quarta-feira, 3, durante a penúltima reunião de diretoria do ano da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.