05 de dezembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cadeirantes de Cascavel participam de Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas no Pará

Companhia da Adefica se apresenta neste sábado (6), em evento nacional que celebra esporte, arte e inclusão...

Foto: Divulgação

O Grupo de Dança Inclusiva Clara Luz, da Adefica (Associação das Pessoas com Deficiência Física de Cascavel), está em Belém, no Pará, para representar o município no XXIV Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR).

Clara Luz

A companhia cascavelense é formada por 12 bailarinos, sendo 11 pessoas com deficiência física. Sob a direção e coreografia da professora Izabel Cardozo, bailarina e professora de Educação Física, com 26 anos de atuação como professora de Dança e há 10 anos na Dança Inclusiva. 

Os dançarinos Adilia Celi Barros, Antônio Koslowski e Vilma Soares de Almeida vão representar Cascavel na competição. A secretária de Cultura de Cascavel, Beth Leal, acompanha a equipe na viagem. 

Mostra e festival

O campeonato em Belém reúne atletas, bailarinos e companhias de todo o Brasil, com e sem deficiência, contemplando modalidades técnicas e artísticas. Entre elas estão Single, Duo e Combi, esta última caracterizada pela dança combinada entre um bailarino cadeirante e um bailarino andante.

Paralelamente à competição, acontecem também a XXIV Mostra Nacional de Dança Artística em Cadeira de Rodas e o II Brazilian Inclusive Dance, mostra-festival dedicada à criação e difusão de trabalhos de dança inclusiva.

Mais do que um evento esportivo, o encontro nacional reforça a importância da acessibilidade, da representatividade e da ampliação de espaços para artistas com deficiência. A realização em Belém fortalece ainda a trajetória da CBDCR, que há décadas fomenta a dança em cadeira de rodas no Brasil, tanto em sua vertente competitiva quanto artística.

Dança como expressão e inclusão

Eventos como o de Belém integram uma rede crescente de iniciativas que valorizam a dança inclusiva e expandem sua visibilidade no país. A participação do Grupo Clara Luz coloca Cascavel mais uma vez em evidência no cenário nacional, reafirmando o compromisso da cidade com políticas de inclusão e com a valorização do talento e da diversidade.

A expectativa é de forte público e grande troca artística entre as companhias participantes, consolidando o campeonato como uma referência na construção de um Brasil mais acessível, plural e sensível à potência da dança para transformar vidas.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.