05 de dezembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Grupo de teatro de funcionários da Coopavel ensina prevenção a alunos

A ação utilizou o espetáculo Os Flintstones, cuidando da gente e do meio ambiente, que aborda, de forma lúdica e interativa...

Foto: Divulgação

O compromisso com a promoção da cultura de prevenção mobilizou, durante o mês de novembro, o grupo de teatro do Sesmt da Coopavel, que realizou uma série de apresentações em escolas de Cascavel, Céu Azul e na Acas (Associação Cascavelense de Amigos de Surdos) – nesta, o grupo usou a linguagem de sinais. A iniciativa integrou o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, programa do governo federal do qual a cooperativa participa ativamente.

A ação utilizou o espetáculo Os Flintstones, cuidando da gente e do meio ambiente, que aborda, de forma lúdica e interativa, hábitos seguros no cotidiano escolar, doméstico e urbano. O objetivo é conscientizar crianças sobre a importância de seguir orientações de adultos (pais, professores e responsáveis), reforçando atitudes que evitem acidentes e estimulem comportamentos mais responsáveis, informa o fisioterapeuta Ivan Godoy, que interpreta o personagem Fred.

Durante as apresentações, os personagens dos Flintstones dramatizaram situações do dia a dia para ensinar conceitos de segurança, sempre com humor e participação das turmas. As crianças também participaram de uma dinâmica do jogo da memória, com cartas temáticas dos personagens, da Coopavel e do Projeto Segurança nas Escolas, o que ajudou a fixar as mensagens apresentadas.

Cata aê

Outro destaque foi a introdução do Projeto Cata Aê, que incentiva o cuidado com o ambiente escolar por meio da correta destinação de resíduos. Os alunos aprenderam que, ao ver alguém descartando lixo no chão, podem brincar dizendo Cata aê!, reforçando o senso de responsabilidade coletiva. No fim das atividades, cada estudante recebeu um chaveiro do projeto e um chiclete, apresentados como “pílulas da segurança”, lembrança simbólica do compromisso diário com atitudes seguras.

As ações realizadas nas quatro escolas alcançaram cerca de 300 crianças, do segundo ao quinto anos. Professores e diretores destacaram o forte engajamento dos alunos e a importância da abordagem leve e didática para reforçar comportamentos preventivos dentro e fora da escola. Com iniciativas como essa, a Coopavel amplia sua atuação social e contribui para formar uma nova geração mais consciente sobre segurança, cuidado com o próximo e preservação do meio ambiente, destaca o coordenador do setor de Segurança, o engenheiro Itamar Cassol.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.