06 de dezembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Unipar realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano, em Cascavel

Atendimentos ocorreram nos diversos campos de estágio, entre eles, no Centro de Psicologia Aplicada, realizados por acadêmicos, de forma gratuita para a população.

Foto: Divulgação

A Universidade Paranaense (Unipar), em Cascavel, conta com diversos campos de estágio para que os acadêmicos possam se desenvolver plenamente, atendendo a população de forma gratuita. Um desses locais, é o Centro de Psicologia Aplicada (CPA), próprio da instituição, onde os alunos dos 7°, 8°, 9° e 10° períodos realizam suas práticas. Há também diversos campos externos, como Unidades Básicas de Saúde, Unidades da Família, Centro de Referência de Assistência Social e outros, onde os alunos dos 3° e 4° períodos atuam. Somente neste ano, foram atendidos nesses espaços 694 pacientes, totalizando 1.775 assistências.

As práticas de estágio são voltadas para atendimentos psicoterápicos, psicossociais e plantão psicológico. Os atendimentos são voltados para todas as faixas etárias e para demandas diversas, como transtornos de ansiedade, depressão, dificuldade nas relações interpessoais, busca por autoconhecimento e outros. Todos os atendimentos ocorrem de maneira confidencial entre o acadêmico e o paciente, já os prontuários são avaliados pelas responsáveis técnicas da área, que atuam diretamente no CPA, e contribuem para a correta condução do atendimento.

“Para o aluno, essa prática é fundamental, pois permite que ele coloque em execução tudo o que aprendeu na teoria. O estágio permite essa atuação profissional, para que eles descubram o manejo, as habilidades que eles precisam para fazer as intervenções, o acolhimento apropriado”, explica a professora responsável pelos estágios curriculares, Patrícia Novaki Aoyama, Coordenadora do Centro Serviço Escola.

O sentimento é comprovado pela acadêmica Thaila Fontin, que está concluindo a graduação em Psicologia e realizou suas práticas no CPA. “Foi lá que realmente senti a psicologia ganhar vida para mim: aproximei-me da prática clínica, encontrei profissionais que me inspiraram e pude contar com a ajuda das responsáveis técnicas sempre que precisei. No CPA, também me aproximei da abordagem teórica que já despertava minha curiosidade, e vivi a experiência de conhecer histórias muito diferentes das minhas. Cada pessoa que eu atendi na clínica me ensinou alguma coisa e poder contribuir, mesmo que um pouco, para o processo de cada uma delas, foi uma das vivências mais marcantes da minha formação”.

Outro impacto importante que o curso de Psicologia exerce, é diretamente na população assistida pelo serviço. “O atendimento psicológico é muito importante, e infelizmente ainda é muito elitizado e nem todas as pessoas conseguem acessar um serviço via clínica particular ou no município. Aqui, eles conseguem suprir essa necessidade”, finaliza a professora, Patrícia Aoyama.

O curso de Psicologia da Unipar é pioneiro na cidade de Cascavel, sendo referência na formação de acadêmicos e prestação de serviço para a população. Para acessar o CPA, é necessário passar por triagem, que ocorre no início do ano letivo e é divulgada com antecedência. 

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.