GT Truck: Rafael Fleck é bicampeão da Fórmula Truck em Cascavel com vitória de Douglas Collet
Rafael Fleck ingressa no clube dos bicampeões da Fórmula Truck, no qual também está seu pai Jorge Fleck, campeão das temporadas de 1999 e 2000
CASCAVEL (PR) – Embalado pela vitória de seu irmão na categoria F-Truck, que abriu neste domingo (7), a programação da etapa de encerramento da temporada de Fórmula Truck, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, na região Oeste do Paraná, o gaúcho Douglas Collet ganhou a prova da categoria GT Truck (motores eletrônicos), depois de ter largado em quarto. Douglas também fez a melhor volta da prova, com o tempo de 1m22s063.
Em segundo lugar se classificou o também gaúcho Rafael Fleck, que havia largado na pole position. Com a segunda colocação, Fleck conquistou o título da temporada, tornando-se bicampeão da categoria GT Truck. Ele foi campeão no ano passado, também em Cascavel.
O catarinense Everton Fontanella, companheiro de equipe de Fleck, se classificou em terceiro, à frente de Robson Portaluppi (RS), Túlio Bendo (SC), Rogério Agostini (SC), João Batista M. dos Santos Filho (PR), Gustavo Mânica (PR), Douglas Torres (PR) e Álvaro Bendo (SC), que pela ordem, ocuparam as 10 primeiras colocações da prova.
Iguala-se ao pai
Com a conquista deste domingo em Cascavel, Rafael Fleck passa a integrar o clube dos bicampeões da Fórmula Truck. Ele se iguala ao pai Jorge Fleck, que também é bicampeão da Fórmula Truck, tendo sido campeão das temporadas de 1999 e 2000.
Rafael comentou que a prova se transcorreu do jeito que tinha planejado. Largou bem e liderou até a quinta volta, quando perdeu a primeira colocação para Douglas Collet. “Quando o Douglas me passou, centrei o meu pensamento no título e passei a pilotar para terminar a corrida. “Estava focado em ser campeão. Estou muito feliz em chegar ao mesmo número de títulos de meu pai. Este título é fruto do trabalho que desenvolvemos ao longo da temporada, é de toda a equipe, que trabalhou com afinco e unida”, destaca Rafael Fleck, que tem como companheiros de equipe os irmãos catarinenses Ramires e Everton Fontanella.
O campeonato
Rafael Fleck se sagrou campeão da temporada na categoria GT Truck ao somar 845 pontos. O título de vice-campeão ficou com o catarinense Túlio Bendo, com 770 pontos, ao passo que o terceiro colocado é o gaúcho Douglas Collet.
Rafael Fleck também é o campeão do Campeonato Mercosul, competição que compreende a soma dos pontos obtidos nas etapas de Rivera (Uruguai), Campo Grande (MS) e a etapa final, em Cascavel. Fleck levou o título, com 405 pontos, Túlio Bento também é o vice-campeão, com 345; ao passo que o catarinense Everton Fontanella conquistou o terceiro lugar, com 330 pontos. Everton é companheiro de Rafael Fleck na equipe Fontanella.
Próxima temporada
A Fórmula Truck abre a temporada de 2026 no dia 1º de fevereiro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A Fórmula Truck tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas; Master Power, Eckisil, Trovão Brasil e Milwaukee, parceria de Boff Indústria, JF Truck Especialistas, MS Diesel, Planeta Caminhão, Revista TruckSul Brasil e MAS Turfa Orgânica; supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Resultado da categoria GT Truck em Cascavel
1º) Douglas Collet (Casca-RS), Scania, 28 voltas
2º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, 28 voltas
3º) Everton Fontanella (Criciúma-SC), Scania, 28 voltas
4º) Robson Portaluppi (Bento Gonçalves-RS), Mercedes-Benz, 28 voltas
5º) Túlio Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, 28 voltas
6º) Rogério Agostini (São Miguel do Oeste-SC), Mercedes-Benz, 28 voltas
7º) João Batista M. dos Santos Filho (Colombo-PR), DAF, 28 voltas
8º) Gustavo Mânica (Curitiba-PR), Volvo, 28 voltas
9º) Douglas Torres (Curitiba-PR), Iveco, 28 voltas
10º) Álvaro Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, 28 voltas
11º) Alysson Nurnberg (Foz do Iguaçu-PR), Scania, 28 voltas
12º) João Helder Mottin (Curitiba-PR), Volvo, a 1 volta
13º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 1 volta
14º) Sandro Abelardo Pinheiro (Itapema-SC), Mercedes-Benz), a 3 voltas
15º) Geraldo Alves de Lima (Santos-SP), Volkswagen, a 3 voltas
16º) Victor Ficagna (Toledo-PR), Volvo, a 3 voltas
17º) Robson Luiz Trevizol (Xanxerê-SC), Volkswagen, a 5 voltas
Não completaram 75 da prova
18º) Clayton Lopes (Santa Cruz do Sul-RS), Mercedes-Benz, a 7 voltas
19º) Wagner Gomes (Curitiba-PR), Scania, a 9 voltas
20º) Jorge Maurício Ribeiro (Pelotas-RS), Scania, a 13 voltas
21º) Edivan Monteiro (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, a 14 voltas
22º) Ramiris Fontanella (Lauro Muller-SC), a 16 voltas
23º) Ricardo Alcides Ançay (Araucária-PR), Mercedes-Benz, a 16 voltas
24º) Leonardo Barramacher (Balneário Camboriú-SC), Volvo, a 18 voltas
25º) Lisarb Bonato (Canoas-RS), Volvo, a 22 voltas
26º) Nilton Sérgio Jacobsen Filho (Paraguai), Scania, a 23 volta
27º) Fabrício Rossato (Campo Largo-PR), DAF, a 26 voltas
28º) Adriano Rocha (Araucária-PR), Scania, a 28 voltas