Cascavel

Com 38 pontos de vacinação, Cascavel retoma 2ª etapa da campanha contra a gripe na terça-feira (28)

Ao todo, serão 38 pontos de vacinação no Município, incluindo nove no interior, que...

24 abr 20 - 16h56 Atualizado 24 abr 20 - 17h15 Redação SOT

A 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe será retomada nesta terça-feira (28), em Cascavel. Ao todo, serão 38 pontos de vacinação no Município, incluindo nove no interior, que atenderão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45. 

A distribuição das doses aos municípios é de responsabilidade do Ministério de Saúde, que repassou a Cascavel o quantitativo de 15,5 mil vacinas para a população em geral e mais de 2,1 para o sistema prisional. 

Desta vez, a maioria dos pontos de vacinação será nas unidades de saúde. Os locais abrirão unicamente para imunização da influenza. Os pontos são as unidades de saúde dos bairros Santa Cruz, Palmeiras, Santos Dumont, Parque Verde, Claudete, Cidade Verde, Cancelli, Santo Onofre, Floresta, Ipanema, Periollo, Colmeia, Tarumã, Interlagos, Cataratas, Morumbi, Riviera, Brasmadeira, Los Angeles, Santa Felicidade, Guarujá, Maria Luiza, Pioneiros, Presidente, XIV de Novembro, Parque São Paulo e Cascavel Velho, Lago Azul, além do Quiosque no Calçadão da Avenida Brasil. 

No interior, os locais serão nas escolas dos distritos de São Salvador, Rio do Salto, Juvinópolis, Sede Alvorada, Espigão Azul, São Francisco, Santa Bárbara, Navegantes e em São João será no Salão Comunitário próximo à UBS. 

De acordo com a coordenadora do PMI (Programa Municipal de Imunização), Cristina Carnaval, não é preciso alarde e correr para fazer a vacinação, pois todas as unidades estão com doses disponíveis. “É importante ressaltar que neste momento as unidades de saúde que irão fazer os atendimentos são apenas para a vacinação da influenza. Elas não estarão abertas para outros serviços. Também contamos com o entendimento da população em relação a respeitar o distanciamento entre as pessoas na fila enquanto aguardam a vacinação e também o uso da máscara”, pontua, reforçando que todas as medidas sanitárias por conta da pandemia do novo coronavírus serão respeitadas. 

Quem pode se vacinar? 

Nesta fase da campanha, que tem até o dia 9 de maio para ser encerrada, o público-alvo é formado por doentes crônicos, portadores de condições clínicas especiais, sistema prisional, profissionais das forças de segurança e salvamento, portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Foi somada a esse grupo, as crianças com mais de seis meses que possuam alguma doença crônica. 

Ao todo, são mais de 29 mil pessoas que se enquadram no perfil da 2ª fase da campanha, lembrando que desse contingente 10,3 mil já receberam a dose de influenza, incluindo o sistema prisional que recebeu 2,3 mil doses. 

As pessoas que deveriam ter se imunizado na primeira fase da campanha, mas, que por algum motivo não se vacinaram, também poderão se imunizar a partir de terça-feira. Ou seja, os idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. 

COMO COMPROVAR QUE FAÇO PARTE DO GRUPO PRIORITÁRIO? 

Uma das dúvidas da população é em relação a como os doentes crônicos ou portadores de necessidades especiais poderão comprovar que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação.

Segundo o PMI, esses cidadãos só precisarão apresentar uma receita médica, mesmo com data desatualizada ou um medicamento. As carteirinhas de hipertenso, diabético e de outras comorbidades também serão aceitas. 

Já em relação aos motoristas caminhoneiros, inclusive aos autônomos e também cobradores do transporte coletivo, os seguintes documentos serão aceitos: carteira de trabalho, contracheque, carteira de sócio de sindicato, CNH na categoria C, D ou E, crachá funcional.

CAMPANHA - Desde o início da primeira fase, Cascavel já recebeu mais de 71 mil doses do governo federal. 



Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.