14 de dezembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

HUOP faz mutirão de atendimento para diagnóstico do câncer de pele

Mais de 80 profissionais participaram de ação que aconteceu durante este sábado (13) no ambulatório do hospital

Foto: Divulgação

Um sábado com foco no diagnóstico precoce do câncer de pele. O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), que já é posto referência desse tipo de atendimento, realizou um dia especial de atenção exclusiva ao tema.

Mais de 80 profissionais entre médicos/docentes, residentes, estudantes de medicina receberam pacientes de forma totalmente gratuita, no ambulatório do HUOP, para realizar diagnóstico e quando necessário,  o encaminhamento cirúrgico e tratamento.

A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele – evento que marca o Dezembro Laranja - promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

A médica dermatologista Paula Hitomi Sakiyama Luconi, coordenadora da campanha em Cascavel, falou sobre a importância de diagnosticar a doença o quanto antes.

“O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e, quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de cura. A campanha permite que a população receba orientação e avaliação especializada de forma gratuita e acessível, e o principal quem o paciente diagnosticado sai desse sábado já sabendo quais serão os próximos passos do tratamento”, destaca.

O aposentado João Batista Becker sabe bem a importância de estar atentos aos sinais. Uma manchinha atrás da orelha na verdade era câncer de pele. Neste sábado, ele aproveitou para tirar dúvidas e analisar outras manchas pelo corpo.

“Acho que o segredo é as pessoas se tratarem, buscar médico, não esperar, foi assim que descobri o meu câncer de pele, fiz cirurgia e agora preciso estar atento aos outros sinais”, explica o aposentado.

A campanha no HUOP começou logo cedo, com a distribuição de fichas, entregue de acordo com a ordem de chegada, a média de atendimentos foi de 200 pacientes, entre 9 e 15h.

Números do câncer de pele

A campanha integra um movimento nacional que, desde 1999, já realizou mais de 600 mil atendimentos e identificou mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos. Neste ano, mais de 100 postos em todo o país participam da mobilização.

A campanha nacional de combate ao câncer de pele reforça a importância da atenção diária à saúde da pele. O câncer de pele é o tipo mais frequente no país, representando cerca de 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) alerta que ais de 220 mil novos casos da doença são estimados por ano no Brasil, o que faz do câncer de pele o tumor de maior incidência no país.

Vale lembrar que o HUOP segue sendo referência na macrorregião para o atendimento da doença durante todo o ano, quando encaminhado pela saúde básica dos municípios.

Por: SOT/HUOP - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.