Prefeitura de Cascavel faz força-tarefa com serviços de revitalização, coleta de resíduos e ações de bem-estar animal no Periolo
Coleta de eletrônicos, limpeza de rio, plantio e manejo de árvores, microchipagem gratuita de animais, além de orientações à comunidade, fazem parte do pacote de serviços..
O bairro Periolo recebeu, nesta terça-feira (16), mais uma edição do programa Sema nos Bairros, reunindo ações integradas de conscientização ambiental, limpeza urbana e bem-estar animal. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e já está em sua quinta edição, após passar pelos bairros Cascavel Velho, Floresta, Santa Cruz e Santa Felicidade.
Entre os serviços oferecidos estão a limpeza de terrenos e áreas de fundo de vale, recolhimento de resíduos descartados irregularmente, plantio e manejo de árvores, além de orientações sobre o descarte correto de lixo e coleta de eletrônicos. No Periolo, duas áreas de rios recebem atenção especial, com limpeza manual para não comprometer o curso da água.
A secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio, conta que a proposta da ação é educativa e contínua. “Cuidar do meio ambiente é uma tarefa de todos. Quando cada morador faz a sua parte no dia a dia, o resultado aparece no bairro inteiro. É um trabalho de formiguinha que vira uma corrente do bem”.
Para o presidente do bairro, Lauri Alvindo da Silva, a ação vai além da manutenção urbana. “É muito importante para evitar problemas como a dengue e também para deixar o bairro mais bonito. A Prefeitura faz a parte dela, mas a população também precisa cuidar da frente da sua casa e do ambiente onde vive”.
A programação também contempla o Bem-estar Animal, com serviços gratuitos de microchipagem de cães e gatos, vacinação contra raiva e entrega de casinhas para animais, em parceria com a Depen. A microchipagem aberta a todos os responsáveis legais e a vacinação somente a beneficiados do CadÚnico. Os serviços ocorrem sem a necessidade de agendamento.
Outro destaque é o trabalho de educação ambiental e limpeza de rios, com atuação na Sanga Jabuti. A gerente de Educação Ambiental, Emily Gabriele Cover, alertou sobre os impactos do descarte irregular. “Cascavel é rica em rios, e isso é um privilégio. Quando o lixo é jogado nas margens, ocorrem entupimentos e prejuízos ambientais. Existem alternativas corretas, como a coleta regular, Ecopontos e a coleta de volumosos”, explicou.
A ação conta com o apoio de parceiros como a Sanepar, que auxilia nos trabalhos de limpeza. Durante o período, equipes também visitam escolas, centros de convivência e o comércio local para orientar sobre práticas corretas de descarte e preservação ambiental.
Está é a última edição da Sema nos Bairros de 2025. Em janeiro será realizado um balanço das ações realizadas, e a nova programação para 2026 deve começar a partir de fevereiro.