Em Cascavel, Polícia Penal do Paraná realiza entrega de armamento e equipamentos a novos policiais penais
A solenidade ocorreu na Estação da Inovação – Hub One, da Fundetec, e reuniu gestores das unidades penais pertencentes a regional de Cascavel...
A Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Cascavel realizou, na manhã desta segunda-feira (15), um ato institucional que marcou o início das atividades operacionais de 20 novos policiais penais recém-empossados. Durante o evento, os servidores receberam o armamento institucional e o espargidor, equipamento de menor potencial ofensivo que será utilizado no dia a dia das unidades prisionais onde foram lotados.
A solenidade ocorreu na Estação da Inovação – Hub One, da Fundetec, e reuniu gestores das unidades penais pertencentes a regional de Cascavel, chefias de setores administrativos e operacionais, além dos novos policiais penais. O encontro também contou com um momento de acolhimento e integração, com café da manhã e apresentações institucionais.
Durante a programação, representantes de setores como Central de Recursos Humanos (CRH), Divisão Administrativa e Financeira (Diaf), Divisão de Operações de Segurança (DOS), Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), Assessoria de Comunicação (Ascom), Central de Credenciais, entre outros, puderam se apresentar e explanar sobre as atribuições, rotinas e atividades desenvolvidas em suas respectivas áreas.
O coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, apresentou um panorama da atuação da regional, repassou orientações e recados importantes aos novos servidores e realizou a entrega oficial do armamento institucional. Em sua fala, destacou a relevância do momento e a responsabilidade que passa a integrar a rotina dos novos policiais. “A chegada de novos policiais penais fortalece diretamente o sistema prisional e o trabalho desenvolvido em nossa regional. Cada um de vocês tem um papel fundamental, não apenas na segurança das unidades, mas também na reintegração social das pessoas privadas de liberdade e no cumprimento da Lei de Execução Penal. O comprometimento, a responsabilidade e a postura profissional de cada servidor fazem a diferença no resultado do nosso trabalho enquanto Polícia Penal”, afirmou.
Os novos policiais receberam a pistola Taurus calibre .40, que já integra o conjunto de equipamentos institucionais da corporação, além do espargidor, reforçando o compromisso da PPPR com a segurança, a legalidade e o uso responsável dos meios disponíveis no exercício da função.
Representando os novos policiais, o policial penal Yuri Felipe Siqueira Bamberg falou sobre a importância do ato e o significado da entrega dos equipamentos neste início de carreira. “É um momento único para todos nós. Foram quase dois anos aguardando o concurso acontecer, passando por todas as fases, e agora estamos aqui, assumindo e recebendo o armamento e os equipamentos. É uma conquista muito grande. A Polícia Penal tem hoje um papel essencial na sociedade, tanto na segurança quanto na reinserção ao meio social, e saber que fazemos parte disso é motivo de orgulho”, destacou.
Yuri também ressaltou o processo de preparação até a aprovação no concurso e a recepção dos novos servidores pela instituição. “Foram anos de estudo, um processo difícil e solitário, mas muito gratificante. Optei pela Polícia Penal pelo cargo, pela estabilidade e pelo reconhecimento que a instituição vem conquistando. Hoje a PPPR é uma grande família, que nos acolheu muito bem, e temos um leque enorme de possibilidades de atuação ao longo da carreira”, completou.