08 de janeiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Biblioteca Pública de Cascavel incentiva leitura e chega a recorde de mais de 17 mil leitores em 2025

Quantidade de empréstimos também cresceu em relação a 2024 com um aumento de 31,8% ; confira a lista dos livros mais lidos de 2025

Foto: Divulgação

A Biblioteca Pública Sandálio dos Santos, que completou 61 anos em 2025, foi a casa de 17.017 leitores no último ano. O espaço foi utilizado para ouvir contação de histórias, realizar pesquisas científicas, estudar, ler livros e conhecer novas histórias, registrando um aumento de 3.054 pessoas no público em comparação com 2024, o que representa um crescimento de 21,9%.

A quantidade de empréstimos também cresceu em relação a 2024, foram 9.829 novas histórias sendo levadas para casa, um aumento de 31,8% na comparação com o ano anterior, que teve 7.958 empréstimos. 


Confira os 10 livros mais emprestados de 2025: 

1º. MANGÁ - Turma da Mônica jovem

2º. MANGÁ - Chico Bento moço

3º. KINNEY, Jeff. Diário de um banana

4º. DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Noites brancas

5º. SIMÃO, Tatiane. Capivara vai à lua

6º. REGO, José Lins do. Fogo morto

7º. DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e castigo

8º. AVEYARD, Victoria. A rainha vermelha

9º. LEWIS, C. S.. As crônicas de Nárnia

10º. FELTRE, Ricardo. Curso básico de química


O leitor com maior número de empréstimos retirou 86 obras da Biblioteca. E ainda em 2025 houve um acréscimo de 959 novos usuários.  

A Biblioteca Pública de Cascavel é um espaço destinado à cultura e um verdadeiro patrimônio do conhecimento, localizada bem no Centro da cidade. O local é gratuito e aberto a toda comunidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Paraná, nº 2786.

Com um acervo riquíssimo, com cerca de 85 mil exemplares, entre livros, revistas, artigos, jornais e outros, a procura por empréstimos é intensa. Além disso, a Biblioteca também faz um trabalho de incentivo à leitura, com ações descentralizadas pela cidade.

CARTEIRINHA

Ficou interessado em emprestar os livros da Biblioteca? Para fazer o cadastro, é necessário um documento de identidade com foto, número de CPF, três números de telefone para referência, comprovante de residência e R$1 para plastificação.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.