09 de janeiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Zoológico Municipal de Cascavel conta com três novos moradores

Tamanduá-mirim, veado-catingueiro e graxaim-do-campo foram encaminhados e agora recebem cuidados no Zoológico...

Foto: Divulgação

O Zoológico Municipal de Cascavel abriga mais de 350 animais de 72 espécies e atua com responsabilidade na proteção, no cuidado e na conservação da fauna silvestre. E agora em 2026 contará com três novos moradores na área de visitação. Todos foram resgatados por órgãos de proteção ambiental em situação de risco e encaminhados para os cuidados do Zoo.

Entre eles está um filhote de veado-catingueiro, macho com 4,04kg, espécie nativa da fauna brasileira, veio do CAFS (Centro de Apoio à Fauna Silvestre) de Londrina. Apesar de não estar ameaçado de extinção, o veado-catingueiro sofre impactos recorrentes, como atropelamentos e perda de habitat, o que reforça a importância da conservação ex situ.

Outro novo hóspede é o filhote de graxaim-do-campo, macho com 2,78kg, encontrado na região de Londrina. O animal foi atendido no Cetras (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres), onde recebeu os cuidados necessários, e, após alta veterinária, foi encaminhado ao Zoo de Cascavel, passando a integrar a instituição.

Também passou a fazer parte do Zoo um filhote de tamanduá-mirim, de 2.81kg e 55 cm, que devido às particularidades do animal ainda estão sendo feitos testes para a confirmação do sexo, também resgatado pelo Cetras Umuarama. Ele foi resgatado após ser encontrado junto à mãe, morta em decorrência da ação humana. A espécie enfrenta ameaças constantes, como a perda de habitat, atropelamentos e a caça, fatores que reduzem suas populações e podem levar à extinção em determinadas regiões.

A preservação da fauna brasileira é fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental, e o resgate de animais silvestres pelos órgãos ambientais, como Ibama e IAT (Instituto Água e Terra), entre outros, vítimas da ação humana, é uma das principais formas de garantir a sobrevivência dessas espécies. O Zoológico de Cascavel desempenha um papel essencial nesse processo, tendo como função receber animais destes órgãos e então atuando na reabilitação, no bem-estar animal, na educação ambiental e na conscientização da população sobre a importância da conservação da vida silvestre.

Localizado no coração do Parque Natural Municipal Danilo Galafassi, o Zoológico está próximo da maior reserva ecológica urbana do Sul do Brasil, com cerca de 20 hectares preservados. Além de ser cartão-postal e ponto turístico tradicional, o Zoo desempenha um papel fundamental nos pilares de: conservação, educação ambiental, pesquisa e lazer.

Todos os indivíduos que vivem no local são oriundos de órgãos de proteção a vida silvestre e não têm mais condições de retorno à vida livre. Por isso, o zoológico funciona também como um espaço de proteção, cuidado e reabilitação.

O Zoo integra ainda o Plano Nacional de Conservação, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), atuando na preservação de espécies como a onça-pintada, macaco-aranha-de-testa-branca.

A educação ambiental é outro pilar fundamental, crianças aprendem sobre fauna, flora e preservação no Museu de História Natural e pelas trilhas do parque.

O Zoo segue aberto de terça a domingo sempre das 10h às 17h, até dia 1° de fevereiro, na temporada de férias. Para visitar, basta resgatar gratuitamente o ingresso online. O cadastro pode ser feito no link: https://doity.com.br/zoocascavel


Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.