Parcerias garantem qualificação profissional e novas oportunidades a pessoas privadas de liberdade, em Cascavel
A iniciativa é resultado do trabalho conjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da PIMP-UP, com instituições parceiras que acreditam na qualificação profissional...
Na tarde desta quinta-feira (29), a Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP-UP), em Cascavel, realizou a primeira cerimônia de formatura dos Cursos de Qualificação Profissional ofertados ao longo de 2025 às pessoas privadas de liberdade (PPL) da unidade. A solenidade marcou a certificação de 40 PPL, que concluíram cursos voltados ao desenvolvimento profissional, à autonomia e à construção de novas oportunidades de vida por meio da educação.
A iniciativa é resultado do trabalho conjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da PIMP-UP, com instituições parceiras que acreditam na qualificação profissional como ferramenta fundamental para a reintegração social. Entre os parceiros estão o Conselho da Comunidade de Cascavel, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do Núcleo de Ensino Permanente (NEP) a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Regional Administrativa da PPPR de Cascavel.
Durante a cerimônia, foram certificados formandos dos cursos de Hambúrguer Artesanal, Pintura em Ecobags, Salgados para Festas, Soldagem por Eletrodo Revestido, Oficina de Pintura de Bolacha para Páscoa e Instrução de Primeiros Socorros para Leigos. As capacitações ampliam as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e fortalecem a dignidade e a autoestima dos participantes.
O coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, destacou o papel transformador da educação no sistema prisional: “A educação é uma das ferramentas mais poderosas que temos para transformar vidas. Quando ofertamos qualificação profissional dentro das unidades, estamos proporcionando oportunidades reais de mudança, abrindo caminhos para que essas pessoas possam reconstruir suas histórias com dignidade, responsabilidade e novos projetos de vida”, disse.
A formatura também simbolizou o fortalecimento das parcerias institucionais, essenciais para a consolidação de ações educativas dentro do sistema prisional. Representando o Conselho da Comunidade de Cascavel, Rosaldo Chemim falou sobre a importância de valorizar a vida e não se deixar definir pelos erros do passado. “Os erros do passado não definem o futuro. A vida precisa ser vivida, independentemente dos erros que foram cometidos. Sempre há tempo para buscar ser melhor, buscar conhecimento e viver de forma intensa. Também sempre há tempo para fazer o bem ao próximo, e é isso que os voluntários do Conselho da Comunidade fazem: se dedicam a ajudar, a fazer o melhor e a praticar o bem”, afirmou.
A Unioeste, responsável pela certificação dos cursos realizados em parceria com o Conselho da Comunidade e apoiadora de diversos projetos desenvolvidos na PIMP-UP, também teve papel fundamental na ação. Para o Diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Unioeste, Valdecir Soligo, a cooperação entre as instituições gera resultados concretos. “Parabenizo todos os formandos por essa conquista. Essa formatura é a prova de que as parcerias entre as instituições são válidas e produzem resultados reais. Quando trabalhamos juntos, conseguimos transformar projetos em ações concretas, como a que estamos celebrando hoje”, falou.
Além de autoridades, servidores, professores e parceiros, a cerimônia deu voz aos formandos, que expressaram gratidão e esperança por meio da qualificação profissional. Uma das PPL certificadas, destacou o impacto dos cursos em sua trajetória pessoal: “Esses cursos fizeram muita diferença na minha vida. Aqui a gente aprende uma profissão, mas também a acreditar de novo, a ter esperança e a pensar em um futuro diferente. É uma oportunidade que muda a forma como a gente se vê e como quer seguir daqui pra frente”, concluiu.
Outra cerimônia já está programada para o mês de fevereiro e deverá certificar outras PPL que concluíram cursos profissionalizantes.