Doadores de órgão terão direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos
O projeto retorna na sessão de terça (03) para segunda e última votação.
O primeiro projeto de lei votado no ano de 2026 foi aprovado por unanimidade em primeira votação na sessão desta segunda-feira (02). O PLO 187/2025 concede o benefício da meia-entrada culturais, artísticos, esportivos, cinematográficos e de lazer aos doadores de órgãos.
Os autores, vereadores Edson Souza (MDB) e Cidão da Telepar (Podemos), defenderam em Plenário a proposição. O emedebista explicou que já há uma plataforma online (Aedo.org.br), reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em que as pessoas podem registrar oficialmente sua vontade de serem doadoras. “A pessoa pode ser reconhecida como doadora e, a partir daí, podemos realizar campanhas e oferecer benefícios para que cada vez mais pessoas sejam doadoras. Nós temos muita gente na fila aguardando um órgão”, ressaltou Edson.
“Eu já participei de campanhas e trabalhos pela doação de órgãos”, contou Cidão da Telepar. “A dificuldade é você convencer a família naquele momento de dor. Mas já conseguimos convencer uma mãe que havia acabado de perder o filho jovem num acidente e que resistia à ideia, mas depois ela aceitou e depois ficou muito feliz porque seu filho possibilitou que outra pessoa continuasse enxergando”, relatou o vereador.
O projeto retorna na sessão de terça (03) para segunda e última votação.