Comitiva de Moçambique visita o Show Rural Coopavel 2026
Moçambique reúne condições climáticas, geográficas e de solo semelhantes às do Brasil, especialmente às regiões produtoras do Sul do país...
O Show Rural Coopavel 2026, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Paraná, receberá uma comitiva oficial do governo de Moçambique, país localizado no Sul do continente africano. A missão internacional vem ao Brasil para conhecer tecnologias, modelos produtivos e estratégias que fizeram do agronegócio brasileiro uma das principais referências mundiais em produção de alimentos.
A delegação é formada por autoridades governamentais e empresários da província de Maputo, que buscam alternativas para impulsionar o desenvolvimento agrícola moçambicano nos próximos anos. A proposta é avançar na modernização do setor, superando o modelo de subsistência e ampliando a produção de grãos, proteínas vegetais e proteínas animais, como aves, suínos, bovinos, leite e peixes.
Moçambique reúne condições climáticas, geográficas e de solo semelhantes às do Brasil, especialmente às regiões produtoras do Sul do país, o que reforça o potencial para se consolidar como um grande celeiro do continente africano. A proximidade logística com mercados consumidores da Ásia, Emirados Árabes e China também é vista como um diferencial estratégico para o futuro, comenta o presidente da Agecoop (Consultoria e Tecnologia de Gestão Empresarial), Nelson Castro Júnior.
Relevante
A escolha do Show Rural Coopavel como destino da missão está diretamente ligada à relevância do evento no cenário internacional. “A vinda dessa caravana é extremamente importante porque permite que esses líderes conheçam de perto um dos três maiores eventos técnicos do agronegócio mundial, além de todo o conhecimento, inovação e experiência que o Brasil tem a oferecer”, afirma o vice-presidente da Agecoop, Marcos Bertoli.
Durante a visita, estão previstas agendas técnicas e institucionais voltadas à construção de parcerias e à troca de experiências, com a Agecoop atuando como representante do agronegócio brasileiro nesse processo de cooperação internacional. O primeiro passo do projeto prevê a implantação de uma grande cooperativa de produção em Moçambique, com mais de um milhão de hectares disponíveis em diferentes regiões do país.
A comitiva que estará em Cascavel será composta pelo secretário de Estado da província de Maputo e chefe da delegação, Henrique Bongence; pela diretora de Serviço Provincial de Atividades Econômicas, Virgínia Muianga; pelo diretor provincial de Agricultura e Pescas, Paulo Cossa, entre outros.