10 de fevereiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Unioeste leva serviços do AgriTech Symbiosis Lab ao Show Rural

Nesta terça-feira (10) será anunciada oficialmente a construção do Agritech Symbiosis Lab

Foto: Divulgação

O AgriTech Symbiosis Lab, Laboratório Multiusuário e de Prestação de Serviços da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está presente no Show Rural 2026, de 9 a 13 de fevereiro, um dos maiores eventos de tecnologia agrícola do Brasil. Durante o evento, o laboratório apresenta suas iniciativas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI), além dos serviços técnicos especializados.

O projeto é composto por uma rede de laboratórios especializados, incluindo: LabLES: Laboratório de Engenharias Sustentáveis; LPS: Laboratório de Separação de Processos; LEPEQ: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Engenharia Química; GENPEC: Grupo de Estudos em Materiais Nanoestruturados, Eletroquímica e Catálise; e LAMIBI: Laboratório de Microbiologia e Biotecnologia.

As áreas de atuação abrangem aproveitamento e transformação de matérias-primas secundárias do processamento de alimentos, especialmente do setor de proteínas, para produzir produtos de alto valor agregado, como hidrolisados proteicos, colágeno e queratina; produção de bioinsumos, como inoculantes de solo, biochar e fertilizantes orgânicos; extração de compostos bioativos de plantas e matérias-primas de origem animal para aplicação em fitofármacos e biofármacos; e desenvolvimento de biomateriais para liberação controlada de ativos, regeneração óssea e celular.

Além das pesquisas, o AgriTech Symbiosis Lab se destaca na prestação de serviços laboratoriais e técnicos para a comunidade acadêmica e empresas, especialmente do setor de proteína animal. Ele agrega ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica e é um eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável do setor agroalimentar na região Oeste.

No estande da Unioeste juntamente com as atividades do AgriTech Symbiosis LAB, também são apresentados os outros pilares do AgriTech Symbiosis: a Rede de Pesquisadores, que reúne as expertises dos professores das universidades Unioeste, UTFPR, UFPR e UEL, e o HUB de Inovação, estruturado para atender demandas de P&DI e serviços técnicos especializados nas áreas de agricultura, produção animal, agroindústria, tratamento de águas e efluentes, produção de ativos naturais e nutracêuticos, biomateriais e testes de segurança e eficácia.


Anúncio investimento

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná em conjunto com a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná anunciam oficialmente, no Estande da Unioeste, às 10h desta terça-feira (10) o início da construção do AgriTech Symbiosis LAB – Unidade de Scale Up, com investimento de R$ 11.382.224,94, viabilizado com recursos da SEFA -PR.

O AgriTech Symbiosis LAB de Scale Up nasceu com um propósito estratégico: tornar-se um centro de referência no desenvolvimento de processos e produtos voltados à bioeconomia e à sustentabilidade da cadeia agroalimentar em nível nacional.

A implantação desta unidade foi concebida a partir de uma necessidade identificada junto às empresas do setor agroindustrial, que frequentemente buscam estruturas de escala piloto para desenvolvimento e validação de processos e não encontram, no Estado, ambientes com infraestrutura adequada para essa etapa intermediária entre a pesquisa laboratorial e a aplicação industrial.

Este novo ambiente tecnológico foi projetado para atender essas demandas, oferecendo às empresas um espaço estruturado para desenvolvimento, otimização e escalonamento de processos principalmente os voltados à valorização de subprodutos agroindustriais, com destaque para a cadeia de proteínas de origem animal. 

Com essa nova estrutura será possível reduzir riscos tecnológicos, acelerar a validação de soluções inovadoras e ampliar a competitividade das empresas paranaenses, promovendo o desenvolvimento conjunto de novos produtos, a otimização de processos industriais e a geração de tecnologias aplicadas

O investimento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda, reforça o compromisso com o fortalecimento da indústria paranaense e nacional e com a consolidação de uma infraestrutura tecnológica capaz de sustentar o avanço da inovação no setor agroalimentar.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .