Aluno da APAE de Corbélia recebe equipamento de tecnologia assistiva por meio de parceria entre Itaipu, AMOP e Município
A parceria entre Itaipu Binacional, AMOP e o Município de Corbélia reforça o compromisso conjunto com uma educação mais inclusiva...
O município de Corbélia celebra um importante avanço na promoção da inclusão educacional. O estudante Marcelo Derci dos Santos, da APAE de Corbélia, foi beneficiado com o Conversia-Colibri, equipamento de tecnologia assistiva disponibilizado pela Itaipu Binacional, por meio de parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e o Município de Corbélia.
A entrega do aparelho foi realizada na manhã de hoje, na residência do estudante, em um momento marcado por emoção e significado para a família. Estiveram presentes a diretora da APAE, Mari Elli Boldrini Barros, a coordenadora pedagógica Márcia Lengler, a Assistente Social Paula Medeiros Machado e Bruna Xavier representando a Secretaria Municipal de Educação, além da representante da AMOP, .
A iniciativa integra um projeto voltado à inclusão, acessibilidade e fortalecimento das políticas públicas educacionais na região Oeste do Paraná. O objetivo é garantir mais autonomia às pessoas com deficiência, promovendo acesso a recursos tecnológicos que favoreçam a comunicação alternativa e a participação efetiva no ambiente escolar.
Tecnologia que transforma expressão em comunicação
Cada pessoa possui sua própria forma de se expressar, mas nem todos conseguem utilizar a voz como principal meio de comunicação. O Conversia-Colibri surge justamente para transformar diferentes formas de expressão em comunicação eficaz.
Com tecnologia avançada de reconhecimento de imagens, o equipamento identifica gestos voluntários do rosto e da cabeça, permitindo que o usuário soletre e vocalize frases, redija textos, controle dispositivos inteligentes e navegue por aplicativos com total acessibilidade.
O aparelho também possibilita a comunicação por meio de pranchas de símbolos, utilizando figuras, fotos, sons e voz. Além disso, permite realizar atividades adaptadas e até acessar jogos, ampliando as oportunidades de interação e aprendizagem.
Outro diferencial é o alto nível de personalização. Desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, o Conversia pode ser adaptado às necessidades individuais de cada usuário e, inclusive, reproduzir a própria voz, fortalecendo ainda mais a identidade e a autonomia da pessoa atendida.
Para Marcelo, o equipamento representa um avanço significativo em sua trajetória educacional, ampliando sua capacidade de expressão, participação e desenvolvimento pedagógico e social.
A parceria entre Itaipu Binacional, AMOP e o Município de Corbélia reforça o compromisso conjunto com uma educação mais inclusiva, equitativa e humanizada, investindo em tecnologia assistiva como instrumento de transformação e garantia de direitos.