12 de fevereiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Unioeste apresenta potencial do Turismo do campo no Show Rural

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI, e ainda das prefeituras por meio das Secretarias de Agricultura...

Foto: Divulgação

O Projeto: Turismo Rural na Agricultura Familiar no Oeste Paranaense (TRAF), é uma das atrações da Unioeste, no Show Rural Coopavel. Desenvolvido pela Instituição por meio do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS), Campus de Marechal Candido Rondon, está entre as atrações da Vitrine Agroecológica – VITAL.

Sob coordenação da professora doutora, Rosislene Fontana, o projeto tem caráter permanente e trabalha junto aos agricultores familiares dos municípios que fazem parte da região Oeste do Estado.  Atualmente existem iniciativas em Cascavel, Corbélia, Lindoeste,  Braganey e Santa Tereza do Oeste, mas a proposta é expandir para mais municípios da região.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI, e ainda das prefeituras por meio das Secretarias de Agricultura, Desenvolvimento e Turismo, Sindicato Rural e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).   Além disso, o TRAF conta com bolsistas do Plano Institucional de Extensão da Unioeste que auxiliam a desenvolver o projeto tanto dentro da Universidade quanto nas propriedades rurais, além de acadêmicos de mestrado e doutorado do PPGDRS. O Projeto agrega ainda, docentes, discentes e egressos de outras áreas de atuação da Unioeste.


Participação

A equipe do projeto orienta produtores interessados em transformar as propriedades em uma referência de turismo rural. Na primeira etapa é identificar as potencialidades da propriedade para o Turismo Rural e em seguida capacitar produtores para desenvolverem a atividade nas propriedades, elaborar roteiros e divulgar o TRAF da região.  

Além de ampliar a geração de renda das famílias, o TRAF trabalha com a sustentabilidade ambiental, sociocultural e a fixação no campo do agricultor familiar.

Segundo o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), os municípios lindeiros ao lago de Itaipu (Pato Bragado, Missal, Mercedes, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Itaipulândia, Guaíra, Foz do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Diamante D´Oeste, Terra Roxa, São José das Palmeiras, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu). Nestas cidades existem 3.870 agricultores familiares cadastrados.

Já a região metropolitana de Cascavel os municípios são: Boa Vista da Aparecida, Braganey, Jesuítas, Iracema do Oeste, Nova Aurora, Anahy, Iguatu, Cafelândia, Campo Bonito, Catanduvas, Céu Azul, Ibema, Guaraniaçu, Diamante do Sul, Corbélia, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Matelândia, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná, Vera Cruz do Oeste e Formosa do Oeste. Nesta área são 5.822 agricultores cadastrados, totalizando um público-alvo potencial de 9.692 agricultores familiares.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .