12 de fevereiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Quer aprender a língua de sinais? Secretaria de Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras em Cascavel

Ao todo, são 175 vagas; inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro de forma online...

Foto: Divulgação

Que tal aprender a língua de sinais? A Secretaria de Educação de Cascavel, em parceria com o CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez), abre nesta sexta-feira (13), inscrições para curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A formação é destinada a professores, professores da Educação Infantil, agentes de apoio, demais servidores municipais e também à comunidade externa interessada em aprender o idioma. 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro pelo link: https://forms.gle/qJsQVHEAcSsBrZed9

Os cursos serão ofertados no CAS, localizado na Rua Juscelino Kubitschek, nº 373, bairro Alto Alegre, com 175 vagas disponíveis, distribuídas entre os níveis básico, intermediário e avançado. As aulas ocorrerão uma vez por semana, com turmas organizadas nos seguintes períodos:

Matutino: 1 turma

Vespertino: 2 turmas

Noturno: 4 turmas

No fim do curso, os participantes receberão certificado com carga horária total de 110 horas.

A abertura oficial e aula inaugural está marcada para o dia 2 de março, no Ceavel, e as aulas presenciais no CAS terão início na semana do dia 9 de março.

A iniciativa tem como objetivo ampliar e qualificar a comunicação em Língua Brasileira de Sinais, contribuindo para um atendimento educacional mais inclusivo aos alunos surdos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino, além de promover a acessibilidade comunicacional em diferentes espaços públicos e sociais.

Atualmente, o CAS realiza atendimento educacional especializado a oito alunos surdos usuários da Libras, fortalecendo as ações de inclusão e assegurando o direito à comunicação, à aprendizagem e à participação plena na sociedade.

Para a secretária municipal de Educação, Gislaine Buraki, a oferta dos cursos representa um avanço importante na construção de uma educação mais acessível. “A formação em Libras é fundamental para garantir inclusão, respeito e igualdade de oportunidades. Ao ampliar essa oferta também para a comunidade, fortalecemos o diálogo entre a escola e a sociedade e avançamos na construção de uma cidade mais acessível para todos”, destaca a secretária.

Mais informações sobre cronograma e critérios de participação podem ser acompanhadas nas redes sociais do CAS:

Instagram: @cas.municipal.cascavel

Facebook: CAS Cascavel

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .