13 de fevereiro de 2026

Cascavel

Cascavel

No Show Rural, a pioneira Ida Dolla encontra o feijão que tanto procurava

Os bisavôs prussianos vieram ao Brasil em busca de oportunidades e tinham o cultivo da terra como alvo para a realização de seus projetos e sonhos.

Foto: Divulgação

Neta de pioneiros e nascida em Cascavel há 72 anos, Ida Maria Dolla é uma agricultora antenada nas novidades que moldam o presente e o futuro do agronegócio. Cooperada da Coopavel há muitos anos, ela tem no Show Rural o ambiente que precisa para se manter atualizada e para experimentar novidades pouco conhecidas da grande maioria dos brasileiros. Na edição de número 37, em fevereiro de 2025, Ida encerrou uma busca de anos: encontrou o feijão Azuki (japonês) que tanto ouvia falar pelas suas características nutricionais diferenciadas.

Os bisavôs prussianos vieram ao Brasil em busca de oportunidades e tinham o cultivo da terra como alvo para a realização de seus projetos e sonhos. A conexão com o ofício seguiu pelas gerações e dona Ida procura, pela dedicação e busca constante de novos conhecimentos, integrar-se ao novo universo dos cultivos comerciais. “O Show Rural é um ambiente incrível, baseado no conhecimento e em fazer com que, de maneira eficiente e veloz, novidades sejam incorporadas ao campo. “Aprendi muitas coisas em muitas visitas, durante anos consecutivos, ao parque tecnológico da Coopavel nessa semana de fevereiro. Sou mais uma prova que esse tipo de evento é importante e contribui para avanços significativos na produtividade e na produção de alimentos”.

Azuki

Dona Ida afirma que se não fosse o Show Rural Coopavel ela não teria conseguido o feijão Azuki, tão apreciado e valorizado pelas suas qualidades, entre elas de permitir a elaboração de pratos doces e salgados. Em fevereiro do ano passado, ela conseguiu mudas dessa variedade, que cultivou na propriedade e já colheu.

Nesta semana de 2026, em nova visita à universidade a céu aberto que encanta o mundo, a cooperada trouxe feijões Azuki que colheu cuidadosamente instalados em uma garrafa pet, presente para o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli. “Quero agradecer ao Dilvo e a todos que fazem esse grande evento acontecer e ser um orgulho a todos nós. Somos muito gratos”.

O que é?

O feijão Azuki é uma leguminosa de vagem menor que o feijão comum. Tem forma arredondada de cor vermelho escuro. Sabor levemente adocicado. Muito utilizado na culinária asiática. De coloração escura, auxilia na digestão, no emagrecimento, no controle da diabetes e do colesterol ruim. A variedade é boa para a saúde porque fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom funcionamento do intestino e no controle dos níveis de colesterol e glicose do sangue). A concentração elevada do aminoácido lisina no feijão é considerada de grande valor na complementação das proteínas dos cereais, como o arroz.

Por: SOT/Assessoria - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .