20 de fevereiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Prefeitura de Cascavel investe no atendimento educacional especializado com salas de recursos multifuncionais nas escolas

O Município ainda planeja expandir os espaços de inclusão, com a meta de levar as Salas de Recursos Multifuncionais para todas as unidades da rede municipal.

Foto: Divulgação

A Rede Municipal de Ensino de Cascavel atende mais de 2 mil crianças que necessitam de cuidados especiais e possuem algum laudo médico. Para garantir suporte adequado e fortalecer o processo de aprendizagem, o Município já disponibiliza 44 Salas de Recursos Multifuncionais em escolas de ensino regular. A 45ª unidade está em fase de implantação na Escola Professora Maria Fumiko Tominaga, onde o prefeito em exercício, Henrique Mecabô, esteve hoje (19), para acompanhar os trabalhos desenvolvidos.

Os espaços são equipados com materiais didáticos e pedagógicos, além de recursos de tecnologia assistiva voltados à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O serviço também é disponibilizado no CAP (Centro de Apoio Pedagógico) e no Centro de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire, ampliando a rede de suporte aos estudantes.

O Município ainda planeja expandir os espaços de inclusão, com a meta de levar as Salas de Recursos Multifuncionais para todas as unidades da rede municipal.

O prefeito em exercício, Henrique Mecabô, destaca a importância do cuidado e do acolhimento às crianças que necessitam de acompanhamento específico e reforça o impacto do atendimento no ambiente escolar. “Temos que ter a capacidade de bem receber, amparar e acolher essas crianças. E essa sala de recursos multifuncional é, na prática, um exemplo de como isso funciona. A gente vê as crianças sendo melhor integradas ao nosso sistema municipal de educação, vê que elas têm aqui acesso a atividades mais lúdicas, mais descontraídas, que ensinam além da maneira tradicional na sala de aula, e tanto dá certo que a Escola Maria Fumiko Tominaga vai passar a ter uma segunda sala dessa”, observa ele, que interagiu com o aluninho Davi. 

A nova estrutura em implantação será destinada ao atendimento de alunos da Educação Infantil, ampliando o suporte já ofertado na unidade. 

A secretária de Educação, Gislaine Buraki, explica que a organização das salas e a atuação de professores especialistas são fundamentais para garantir um ensino direcionado às necessidades dos estudantes. “Nós temos hoje em Cascavel a organização das salas que fazem esse atendimento com professores especialistas e que pensam diariamente o trabalho pedagógico de forma intencional, que é planejada para os nossos alunos que possuem deficiência ou transtorno. Hoje na rede municipal nós temos mais de 2 mil crianças que possuem algum tipo de laudo ou ainda nós temos alguns casos que estão sob investigação e essa sala potencializa o aprendizado e principalmente desenvolve a estimulação cognitiva dessas crianças”, pontua.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .