20 de fevereiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Dia de Combate ao Uso e Abuso de Álcool e Drogas é marcado por ação de conscientização nos terminais urbanos de Cascavel

Durante a mobilização foram entregues materiais preventivos, realizadas orientações e bate-papos com a população levando informações sobre o uso dessas substâncias

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Políticas sobre Drogas, realizou na manhã desta sexta-feira (20), uma ação de conscientização sobre o uso e abuso de álcool e drogas nos terminais urbanos do Município. A iniciativa é em alusão à data nacional de combate ao uso dessas substâncias. 

Durante a mobilização, foram entregues materiais preventivos, realizadas orientações e bate-papos com a população, levando informações sobre o uso dessas substâncias. A atividade também reforçou a atuação da secretaria no acolhimento de pessoas em situação de vício, oferecendo acolhimento em casa terapêutica e clínica especializada. 

O secretário de Políticas sobre Drogas, Marcelo Silva, frisou que o caminho de entrada para ajuda é sempre as unidades de saúde. “Depois que consultou, a UBS ou USF pede uma vaga para a nossa secretaria. Nós oferecemos a vaga. A pessoa que tem excesso, que faz um uso abusivo de álcool e droga, nós ajudamos com internamento, numa casa terapêutica, numa clínica especializada”, explica.  

O secretário também ressaltou a importância de não dar esmolas para que a população de rua também busque a verdadeira ajuda. “É muito importante a população de Cascavel estar ciente sobre essa questão, porque a doação de esmola mantém o morador de rua no estado de rua e  esmola que eu e você doamos para as pessoas que estão no estado de rua, ela vai trocar em álcool, vai trocar em droga e vai fazer com que não saia dessa realidade”.

O Município de Cascavel mantém um trabalho permanente de enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas. A Operação Resgate pela Vida ID 2026 concentrou, nos primeiros 30 dias do ano, 29 acolhimentos e 12 avaliações psiquiátricas. Ao todo, 26 pessoas foram encaminhadas para clínicas especializadas ou casas terapêuticas, sendo 12 em situação de rua. A ação é realizada de forma integrada pelas secretarias de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Segurança Pública e Proteção à Comunidade.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .