Protesto contra pedágio reúne moradores de Santa Lúcia, Lindoeste e Capitão e pressiona por obras antes do início da cobrança
Neste domingo (22), cobra viadutos, retornos e tarifas justas antes da cobrança que começa à meia-noite
Moradores de Santa Lúcia, Lindoeste e Capitão realizaram, na manhã deste domingo (22), um protesto contra a implantação do pedágio na região Oeste do Paraná. A mobilização ocorreu na entrada da comunidade de Barrinha em Santa Lúcia, nas proximidades da praça de pedágio, no sentido Sul/Norte, e começou por volta das 9h, reunindo famílias, vizinhos e lideranças comunitárias.
Desde o início do ato, os participantes deixaram claro que a principal reivindicação é a realização de melhorias na infraestrutura viária antes do início da cobrança. Entre os pontos destacados estão a conclusão de retornos, viadutos e acessos considerados essenciais para garantir segurança e mobilidade aos usuários da rodovia, além da defesa de valores de tarifa classificados como justos pela população local.
Com cartazes e palavras de ordem, os manifestantes reforçaram o pedido por direitos e transparência. A mensagem mais repetida durante o protesto foi a exigência de que as obras prometidas sejam entregues antes que qualquer cobrança seja efetivada. Segundo os organizadores, sem a conclusão dessas intervenções, a comunidade não concorda com a implantação do pedágio.
A manifestação seguiu de forma pacífica durante toda a manhã e teve caráter regional, envolvendo moradores diretamente impactados pela praça de pedágio. Os organizadores também aproveitaram o ato para convidar outros moradores a se engajarem na mobilização como forma de pressionar por melhorias estruturais e mais clareza no processo de concessão e cobrança.
Apesar do protesto, a cobrança do pedágio está prevista para começar à zero hora desta segunda-feira (23), conforme cronograma divulgado. A expectativa dos manifestantes é que a mobilização amplie o debate público e resulte em avanços nas demandas apresentadas pela comunidade.