Eleições 2020: Pacheco e Samantha Sitnik registram candidaturas a prefeito e vice de Cascavel
Os dois formam a chapa pura do PDT. O partido lançou ainda uma chapa de vereadores para as eleições municipais de 2020....

O deputado Marcio Pacheco (PDT) registrou a sua candidatura a prefeito de Cascavel hoje (23) junto ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também foi registrada a candidata a vice-prefeita, Samantha Sitnik. Os dois formam a chapa pura do PDT. O partido lançou ainda uma chapa de vereadores para as eleições municipais de 2020.
O processo de registro agora segue para a Justiça Eleitoral para deferimento das candidaturas. Trata-se de um procedimento previsto pela legislação e tem o objetivo de avaliar, por exemplo, a elegibilidade de cada candidato na Lei da Ficha Limpa.
É a segunda vez que Pacheco disputa a eleição a prefeito de Cascavel – em 2016, ele ficou em segundo lugar entre os sete candidatos majoritários com mais de 56 mil votos. Pacheco iniciou a sua trajetória política em 2012, quando foi eleito vereador e em seguida presidente da Câmara Municipal de Cascavel, para o biênio 2013/2014.
Na Câmara, fez uma gestão inovadora, austera e transparente. Ele acabou com os altos salários de diretorias e reduziu o número de cargos comissionados. As contas do biênio 2013/2014 foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal e Contas do Paraná.
Na Assembleia Legislativa do Paraná, Pacheco está em seu segundo mandato, onde tem se destacado por sua postura transparente e firme nas discussões de projetos de lei e de outros assuntos em debate na Casa. Nesse período, 37 leis levam a sua assinatura e todas sancionadas pelo Executivo.
Desse total, destacam-se as leis 19.878/2019, que proíbe a exploração de gás de xisto no Estado do Paraná, 19.965/2019, que isenta do pagamento de pedágio as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ainda as pessoas com outras deficiências, 20.128/2020, que concede o Título de Capital do Oeste a Cascavel e 20.159/2020, que regulamenta o bloqueio de rodovias durante a realização de obras de manutenção ou construção.
Na Assembleia Legislativa, Pacheco é o vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, bem como membro das Comissões de Saúde e Orçamento.
Vice-prefeita
Pacheco terá como vice, Samantha Sitnik. A candidata é formada em administração pela Universidade Federal do Paraná. Ela mora em Cascavel desde 2004, onde atua também na área comercial como corretora de imóveis.
Samantha também é uma dedicada mãe e voluntária da educação especial, sempre com o objetivo de fomentar as políticas públicas que beneficiem as pessoas com deficiência. O trabalho voluntário nasceu dentro de casa, quando os três filhos João Vitor, 22 anos, Paulo, 19 anos, e Rebeca, 10 anos, foram diagnosticados com autismo.
Samantha buscou ajuda para o tratamento dos filhos e pelo caminho encontrou outras mães com os mesmos problemas. A partir daí, nascia naturalmente o seu trabalho voluntário e a liderança em prol da inclusão das pessoas deficientes.
Esse trabalho rendeu frutos. Samantha foi uma das fundadoras do Centro de Apoio e Defesa dos Direitos dos Autistas de Cascavel (CAUT) e mais tarde da Associação das Mães de Autistas de Cascavel (AMAC).
Samantha é a presidente da AMAC.
A entidade é voltada para atender as famílias com filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possibilitando compartilhar informações, dificuldades e aprendizados. E também garantir direitos que assistem aos portadores de TEA.
A política partidária é relativamente nova na sua vida. Samantha se filiou ao seu primeiro partido há mais de um ano, o PDT em Cascavel.
Mais Lidas
Publicidade