Cascavel prepara novo binário na Rua Jacarezinho X Rua São Gabriel para reduzir conflitos e dar mais fluidez ao trânsito na região Norte
Intervenção reorganiza acessos e altera sentidos de vias estratégicas, impactando diretamente a mobilidade de cerca de 130 mil moradores; trabalho começa já na próxima segunda-feira (6)
A Prefeitura de Cascavel inicia, na próxima segunda-feira (6), uma intervenção viária de grande porte no viaduto da Rua Jacarezinho sobre a BR-467 e nos acessos da região Norte. O projeto desenvolvido pela Transitar e executado pela Secretaria de Serviços e Obras Públicas (Sesop), vai impactar um dos pontos mais estratégicos da cidade: a região Norte, que concentra cerca de 130 mil moradores e tem, o viaduto da Jacarezinho, como uma das principais vias conectivas entre bairros como Floresta, Brasmadeira e Centro.
Dentro desse contexto, a principal mudança será a implantação de um binário nas ruas Jacarezinho e São Gabriel, no trecho entre as vias Arnaldo Estrela e Maracaí. Com isso, ambas passarão a operar em sentidos opostos, uma estratégia que organiza o tráfego, reduz cruzamentos e aumenta a segurança para motoristas e pedestres.
O encarregado do setor de engenharia de trânsito, Juliano Denardin, explica como as mudanças devem funcionar na prática. “O objetivo dessa implantação é diminuir os conflitos sobre o viaduto. Com exceção do cruzamento da Rua Pará com a Jacarezinho, a maioria dos outros pontos terá conversões livres, tanto à direita quanto à esquerda, sem necessidade de parada. Isso deve melhorar significativamente a fluidez do trânsito na região.”
Além do binário, ruas transversais importantes, como Arnaldo Estrela, Maracaí, Altemar Dutra e Madalena Tagliaferro, também passarão a ter sentido único, criando um novo desenho viário integrado e mais eficiente.
A presidente da Transitar, Laura Rossi Leite, destaca a importância da intervenção. “Essa mudança representa uma reconfiguração do trânsito na região. Com o binário e a reorganização dos fluxos, reduzimos paradas, eliminamos pontos de conflito e tornamos os deslocamentos mais ágeis, com impacto direto na rotina e na mobilidade de quem circula por ali todos os dias.”
Os mapas técnicos do projeto apontam ainda outras alterações importantes. No viaduto, serão proibidas conversões à esquerda tanto para quem trafega pela Jacarezinho quanto para quem está nas marginais da BR-467, eliminando cruzamentos críticos que hoje exigem paradas e aumentam o risco de acidentes.
Outro ponto relevante é o bloqueio de um trecho da marginal sul, entre as ruas Emília Galafassi e Jacarezinho. Com isso, motoristas que chegam pela marginal, especialmente no sentido Toledo, deverão acessar a cidade pela Rua Emília Galafassi, contribuindo para a redistribuição do fluxo e evitando sobrecarga no viaduto.
A execução será feita em etapas. Inicialmente, a Sesop irá realizar o serviço de reperfilamento nas vias envolvidas, como São Gabriel, Maracaí e Altemar Dutra, com prazo estimado entre uma semana e dez dias. A previsão é começar na segunda pela Rua São Gabriel esquina com a Rua Arnaldo Estrela. A via ficará interditada ao longo dos trabalhos, mas liberada ao fim do dia. O serviço seguirá quadra a quadra como já está sendo feito nas ações de reperfilamento na cidade. A orientação é buscar vias alternativas.
Na sequência, a Transitar dará início à implantação da nova sinalização, etapa que deve durar cerca de 15 dias. A previsão é que as mudanças entrem em vigor até o final de abril.
Durante o período de adaptação, equipes da Transitar devem intensificar ações educativas e de orientação no local, com o objetivo de auxiliar os motoristas na compreensão dos novos trajetos e garantir uma transição mais segura e organizada.
