08 de abril de 2026

Cascavel

Cascavel

Cascavel passará a ofertar chip contraceptivo Implanon em unidades de saúde

Mais de 60 profissionais já foram capacitados e primeira etapa para a população começa em 22 de abril em 11 unidades

Foto: Divulgação

A partir deste mês, mulheres atendidas na rede pública de saúde de Cascavel passam a contar com mais uma opção de método contraceptivo: o Implanon. Conhecido como “chip anticoncepcional”, o método estará disponível a partir de 22 de abril. Ao todo, 64 profissionais já passaram por formação teórica e prática, em março.

Neste primeiro momento, 11 unidades de saúde vão a ofertar o dispositivo. São elas:

- Santa Felicidade,

- Vila Tolentino,

- Pioneiros Catarinense,

- Morumbi,

- Tio Zaca,

- Parque São Paulo,

- Santo Inácio,

- Presidente,

- Sanga Funda,

- Nova Cidade.

- Pacaembu.

O dispositivo é fornecido pelo Ministério da Saúde e, em Cascavel, a implantação segue um fluxo estruturado pela Secretaria Municipal de Saúde, com protocolos já disponíveis para as equipes, garantindo segurança e controle dos insumos. Inicialmente, cada uma das onze unidades receberá 50 dispositivos, distribuídos pela Central De Abastecimento Farmacêutico e Insumo (Cafi). O atendimento será realizado normalmente nos horários de rotina das unidades.

O Implanon é um método anticoncepcional hormonal de longa duração. Na prática, consiste em uma pequena haste inserida sob a pele do braço, que libera continuamente o hormônio etonogestrel, prevenindo a gravidez por até três anos, com alta eficácia e sem necessidade de manutenção diária. Na rede pública de Cascavel, o público-alvo são mulheres de 14 a 49 anos, em idade fértil.

Antes da inserção, as pacientes passam por consulta de enfermagem ou médica, quando recebem orientações e são encaminhadas para a realização de teste rápido de gravidez, que deve ser apresentado no dia do procedimento ou validado pelo profissional responsável.

De acordo com o secretário de Saúde, Ali Haidar, a medida fortalece a atenção básica e amplia a autonomia das mulheres. “A paciente chega à unidade, passa por uma anamnese e, junto com o profissional, avalia qual é o método mais adequado para a sua realidade. Com a capacitação, as enfermeiras passam a estar aptas a realizar tanto a inserção do DIU, que já é ofertada em todas as unidades de saúde do município, quanto do Implanon, tornando o nosso atendimento mais ágil.”

A etapa prática do treinamento foi realizada em parceria com o Hospital Universitário, no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia. Os profissionais passaram por aplicação supervisionada, incluindo simulações e atendimentos acompanhados, e receberam certificação pela Sesau.

A implantação do novo método contraceptivo oferecido pelo SUS ocorre de forma gradual, considerando a estrutura das equipes. Atualmente, Cascavel conta com 46 unidades de saúde, muitas com mais de um profissional de enfermagem, o que exige um cronograma contínuo de capacitação, já em andamento, para que o serviço esteja disponível em toda a rede até o final de 2026.

Além do Implanon, o DIU de cobre continua sendo oferecido normalmente nas unidades de saúde do município.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .