Mais de uma tonelada de maconha é interceptada em operação na fronteira e prejuízo ao crime ultrapassa R$ 2,2 milhões
Operação conjunta entre BPFRON e Polícia Federal resultou na apreensão de 1,068 tonelada de drogas e prejuízo milionário ao crime.
Uma ação integrada entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) da Polícia Militar do Paraná e a Polícia Federal apreendeu mais de uma tonelada de maconha na sexta-feira (19/06), em Santa Helena, no Oeste do Paraná. A operação ocorreu no âmbito da Operação Brasil Contra o Crime Organizado e também resultou na recuperação de um veículo com registro de furto no estado do Rio de Janeiro. O prejuízo estimado ao crime organizado é de R$ 2,29 milhões.
Após monitoramento realizado no Lago de Itaipu por equipes do NEPOM/FIG da Polícia Federal e do BPFRON, os policiais identificaram uma embarcação fazendo a travessia da margem paraguaia para a brasileira. O barco atracou na comunidade indígena Mokoi Joegua, em Santa Helena.
Na sequência, as equipes realizaram diligências por terra na região e localizaram um Fiat Pulse branco. Durante a verificação, foi constatado que o automóvel possuía alerta de furto registrado no Rio de Janeiro.
Dentro do veículo, os policiais encontraram diversos fardos de substância análoga à maconha, que totalizaram 1.031,1 quilos. Também foram apreendidos dois volumes de maconha do tipo capulho, com peso de 37,4 quilos.
Ao todo, a apreensão somou 1.068,5 quilos de entorpecentes. O veículo recuperado e toda a carga de drogas foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos legais.
A ação foi realizada pela Polícia Militar do Paraná, por meio do BPFRON, em conjunto com a Polícia Federal, reforçando o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado na região de fronteira.