25 de junho de 2026

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Sandro Alex defende continuidade de intercâmbios para estudantes da rede estadual

A manifestação foi feita em um encontro com cerca de 250 estudantes da rede estadual da região de Londrina que já participaram ou estão prestes a embarcar para intercâmbios internacionais por meio do programa.

Sandro Alex defende continuidade de intercâmbios para estudantes da rede estadual
© Divulgação

O pré-candidato do PSD ao Governo do Paraná e deputado federal Sandro Alex defendeu nesta quinta-feira (25) a continuidade do Ganhando o Mundo, ressaltando que iniciativas que ampliam oportunidades, transformam vidas e ajudam a consolidar o Paraná como referência nacional em educação precisam ser preservadas e fortalecidas nos próximos anos. 

A manifestação foi feita em um encontro com cerca de 250 estudantes da rede estadual da região de Londrina que já participaram ou estão prestes a embarcar para intercâmbios internacionais por meio do programa. 

O evento reuniu alunos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina e teve como objetivo promover a troca de experiências entre estudantes que já vivenciaram o intercâmbio e aqueles que se preparam para estudar no Exterior. Durante a conversa com os estudantes, Sandro destacou o impacto transformador do programa e classificou o Ganhando o Mundo como uma das iniciativas mais importantes criadas pela atual gestão estadual na área da educação.

“O Ganhando o Mundo é um programa maravilhoso, que transforma vidas e abre horizontes para milhares de jovens paranaenses. Sem dúvida, a maior ponte construída por este governo para o futuro do Paraná foi o investimento na educação”, afirmou.

O deputado federal também ressaltou que os resultados alcançados pelo Paraná na educação são fruto de uma política pública construída ao longo dos últimos anos, com investimentos permanentes na melhoria das condições de ensino. 

“Hoje o Paraná tem a melhor educação do Brasil, reconhecida pelos indicadores oficiais. Isso não é propaganda, é resultado de um trabalho de equipe, liderado pelo governador Ratinho Junior, que sempre priorizou a educação e valorizou os profissionais da área”, disse.

O deputado federal e ex-secretário da gestão Ratinho Junior também lembrou avanços obtidos pela rede estadual, como o reconhecimento nacional nos índices de alfabetização e a maior frequência escolar do Brasil, além dos investimentos em melhorias da merenda, uniformes e material escolar.

Maior programa de intercâmbio estudantil da América Latina

Criado pelo Governo do Estado na atual gestão, o Ganhando o Mundo já recebeu investimentos de R$ 503,5 milhões para proporcionar intercâmbios internacionais gratuitos a 4.540 estudantes da rede estadual desde 2022. 

O programa – considerado o maior de intercâmbio estudantil da América Latina – atende escolas públicas dos 399 municípios paranaenses, sendo que 10% das vagas são destinadas a alunos beneficiários do Bolsa Família.

Na próxima edição, prevista para 2027, mil estudantes irão estudar durante um semestre em escolas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Todas as despesas são custeadas pelo Estado, incluindo passagens, hospedagem, alimentação, documentação, seguro, material escolar e auxílio financeiro mensal.

/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Mais Lidas