17 de agosto de 2026

Cascavel

Cascavel

Prefeitura de Cascavel credencia empresas para agilizar serviço de poda em árvores que apresentam riscos

Somente após autorização da Secretaria de Meio Ambiente, moradores poderão contratar empresas habilitadas para executar o serviço com mais rapidez

Foto: Divulgação

Quem precisar solicitar a poda ou a retirada de árvores em Cascavel passará a contar com uma alternativa para reduzir o tempo de espera após a autorização do Município. A Secretaria de Meio Ambiente iniciou o credenciamento de empresas especializadas que poderão executar os serviços de forma particular, desde que atendam às exigências técnicas previstas na legislação.

A medida foi viabilizada pela atualização da Lei Municipal nº 6.482/2015, que passou a permitir a contratação de empresas credenciadas após a emissão do laudo técnico da Secretaria de Meio Ambiente.

O procedimento para o cidadão permanece o mesmo: o pedido é protocolado junto ao Município via portal pelo link: https://cascavel.atende.net/autoatendimento/servicos/e-poda-e-retirada-de-arvores, a equipe técnica realiza a vistoria e emite o laudo. Se houver autorização para poda ou supressão da árvore, o solicitante poderá optar por aguardar a execução pelo fluxo regular da Prefeitura ou contratar, às próprias custas, uma empresa credenciada. 

Segundo a diretora de Conservação Ambiental, Olga Tschá, a mudança oferece mais agilidade sem comprometer a segurança. "O cidadão continua fazendo o protocolo normalmente. A diferença é que, após a emissão do laudo e da autorização, ele poderá contratar uma empresa credenciada, reduzindo o tempo de espera, mas com todo o serviço seguindo as normas técnicas e ambientais", explica.

Para participar do credenciamento, as empresas devem comprovar capacidade técnica, contar com responsável técnico e equipe qualificada, além de atender às normas do Plano Municipal de Arborização. Após a execução do serviço, também será obrigatória a prestação de contas ao Município, com informações sobre a destinação ambientalmente adequada da madeira e dos demais resíduos gerados. O chamamento fica aberto por tempo indeterminado.

Para fazer o credenciamento, basta encaminhar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o requerimento, acompanhado da documentação de habilitação e da proposta de adesão prevista no Termo de Referência, por meio do e-mail: sema@cascavel.pr.gov.br, por Correios ou presencialmente, por intermédio de portador, preposto ou representante legal. A Sema fica no Lago Municipal.

Por: SOT/Samoel Almeida - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .