Projeto "Dançar é Viver" do IPMC mobiliza aposentados e pensionistas e resgata cultura Flashback em Cascavel
Atividade artística acaba de ser reconhecida como Patrimônio Cultural do Município....
O que começou com apenas seis participantes hoje reúne 80 aposentados e pensionistas em Cascavel. É assim que o Projeto Social “Dançar é Viver”, desenvolvido pelo IPMC (Instituto de Previdência do Município de Cascavel), vem ajudando a manter viva a cultura Flashback por meio da dança, da convivência e da preservação de memórias que atravessam gerações.
Criado em 25 de outubro de 2022, o projeto se consolidou como um espaço de integração, convivência e qualidade de vida para aposentados e pensionistas. As aulas e apresentações resgatam músicas e danças que marcaram as décadas de 1960, 1970, 1980, 1990 e início dos anos 2000.
Nesta segunda-feira (17), a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 111/2026, de autoria do vereador Contador Mazutti (PL), que reconhece a cultura Flashback como Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Cascavel. A proposta contempla manifestações relacionadas às músicas, danças, discotecagem e colecionismo retrô, além de objetos, vestimentas, registros e memórias afetivas.
Dança como convivência e memória
No “Dançar é Viver”, a dança vai além dos movimentos. As atividades contribuem para a socialização, autoestima, memória, coordenação motora, mobilidade, bem-estar emocional e fortalecimento dos vínculos sociais entre aposentados e pensionistas.
A assistente social do IPMC, Denise Torres de Souza, acompanha a organização do projeto, as aulas e as apresentações. As atividades são ministradas pela servidora municipal Maria Sirlene Santos da Conceição.
O reconhecimento aprovado pela Câmara valoriza uma manifestação que faz parte da memória afetiva de muitos cascavelenses e que continua presente por meio de grupos, encontros e projetos como o “Dançar é Viver”. O projeto também teve apoio de todos os vereadores, inclusive com manifestações de reconhecimento dos vereadores Hudson Moreschi e Carlinhos de Oliveira.
Além do reconhecimento como patrimônio, o projeto de lei prevê a possibilidade de o Poder Público Municipal promover ações de incentivo, valorização, preservação e divulgação da cultura Flashback, por meio de eventos, projetos culturais e atividades educativas.
“Dançar é Viver” é um dos projetos que concorrem ao Prêmio Gestor Público Paraná 2026, iniciativa que reconhece e dá visibilidade a projetos municipais inovadores, eficientes e sustentáveis desenvolvidos no Estado do Paraná.
Participação
O projeto “Dançar é Viver” é gratuito e destinado a aposentados e pensionistas do IPMC. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta comparecer ao Teatro Municipal de Cascavel, na Sala Ana Botafogo, todas as terças-feiras, a partir das 15h.
Leia Também
Mais Lidas
Prefeitura passa a oferecer destinação gratuita para resíduos de pequenas obras em Cascavel
DH de Cascavel prende dois homens durante investigação de homicídio no bairro Interlagos
Câmera de segurança flagra sequência de tiros contra revenda de veículos em Cascavel
Passarela desaba após ser atingida por caminhão na Fernão Dias; duas pessoas morrem