Homem registra falso furto de carro após troca por motocicleta e acaba autuado em Cascavel
Investigação descobriu que veículo havia sido trocado por uma motocicleta; homem confessou registro falso após se arrepender do negócio.
A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Cascavel, concluiu uma investigação que resultou na autuação de um homem pelo crime de comunicação falsa de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal. O caso começou após o registro de um suposto furto de automóvel, mas as diligências apontaram que o veículo havia sido negociado em uma troca por uma motocicleta.
Inicialmente, o homem relatou à polícia que havia permitido que um terceiro realizasse um teste de condução com o automóvel e que, durante a ação, essa pessoa teria fugido levando o veículo.
Durante as investigações, porém, a própria suposta vítima informou aos policiais que o automóvel teria sido visto em um estabelecimento de revenda de veículos. Os investigadores foram até o local indicado, mas o carro já não estava mais na revenda.
A partir disso, a equipe passou a rastrear a cadeia de posse do automóvel para identificar por onde o veículo havia passado depois do suposto furto. As diligências levaram até a pessoa que havia obtido originalmente o carro da suposta vítima.
Os policiais constataram que esse terceiro estava novamente com o automóvel. As negociações posteriores haviam sido desfeitas justamente porque havia um alerta de furto registrado para o veículo nos sistemas de segurança.
Com o avanço da apuração, surgiu uma nova versão para o caso. Os elementos levantados indicaram que, na realidade, o automóvel havia sido entregue em uma permuta comercial por uma motocicleta.
Diante das novas informações, o homem que havia registrado o furto foi ouvido na delegacia. Após ser informado sobre seus direitos constitucionais, incluindo o direito de permanecer em silêncio, ele foi confrontado com os elementos reunidos durante a investigação e confessou que o furto não havia ocorrido.
Segundo a apuração, o homem admitiu que havia trocado o carro por uma motocicleta. Depois de constatar defeitos no veículo recebido e perder o contato com a outra parte envolvida na negociação, decidiu registrar um falso boletim de ocorrência na tentativa de recuperar o automóvel.
Com a confirmação da materialidade e da autoria da conduta, a Polícia Civil lavrou um Termo Circunstanciado contra o homem, que deverá responder judicialmente pelo crime de comunicação falsa de crime.
A Polícia Civil destacou que a diligência investigativa foi fundamental para esclarecer a situação. O indivíduo que estava com o automóvel após a negociação não chegou a ser preso em eventuais abordagens porque o veículo possuía um alerta de furto, e a investigação permitiu identificar que a ocorrência registrada inicialmente não correspondia aos fatos.
A corporação reforçou que todas as ocorrências registradas são apuradas e que o registro falso de crimes provoca o acionamento indevido das forças de segurança. A prática, além de mobilizar recursos públicos, configura infração penal e pode resultar em consequências judiciais para quem comunica falsamente uma ocorrência.