Adolescente é alvo de operação após simular estar armado dentro de colégio nos Campos Gerais
Polícia Civil cumpriu mandado na residência de jovem de 16 anos e apreendeu simulacro de arma de fogo durante investigação.
A Polícia Civil do Paraná realizou, na manhã desta sexta-feira (21/08), uma operação para investigar uma ameaça ocorrida dentro de um colégio estadual de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A ação foi conduzida pela Delegacia do Adolescente e resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência de um adolescente de 16 anos, onde os policiais localizaram e apreenderam um simulacro de arma de fogo.
Segundo a investigação, o adolescente teria ido até a instituição de ensino para tirar satisfação com outro jovem, com quem já mantinha uma desavença. O conflito anterior já havia sido objeto de apuração pela Delegacia do Adolescente.
Durante a discussão, o adolescente teria simulado portar uma arma de fogo na região da cintura. A ação foi registrada pelas câmeras de segurança do colégio e provocou temor entre as pessoas que estavam no local. A situação ocorreu enquanto a diretora da instituição tentava intervir para impedir que o conflito se agravasse.
As investigações também apontaram outro episódio envolvendo o adolescente. Cerca de um mês antes, ele teria comparecido à sede de uma instituição de ensino onde já havia sido matriculado e ameaçado a diretora do local, afirmando que quebraria o veículo da vítima.
Diante da gravidade dos fatos e da possível reiteração das condutas, a Polícia Civil representou pela expedição de um mandado de busca e apreensão. A medida foi autorizada pelo Poder Judiciário e cumprida nesta sexta-feira por uma equipe da Delegacia do Adolescente de Ponta Grossa.
Durante as buscas na residência, os policiais encontraram o simulacro de arma de fogo, que foi apreendido. O objeto será considerado no andamento da investigação sobre os atos infracionais atribuídos ao adolescente.
O jovem será responsabilizado no âmbito da Justiça especializada pelos atos infracionais que lhe são atribuídos. As circunstâncias dos fatos continuam sendo investigadas pela Polícia Civil.
A corporação informou que situações envolvendo ameaças contra profissionais e instituições de ensino são tratadas com prioridade, especialmente quando há utilização de objetos capazes de provocar intimidação.
A Polícia Civil também reforçou que pretende atuar de forma célere e criteriosa em ocorrências envolvendo adolescentes em conflito com a lei, com o objetivo de preservar a segurança da comunidade escolar e garantir a responsabilização prevista na legislação.