28 de agosto de 2026

Cascavel

Cascavel

Vereador propõe programa para reaproveitar materiais de construção e beneficiar famílias vulneráveis em Cascavel

Indicação prevê coleta e armazenamento de materiais de obras e reformas para uso em reparos de moradias de famílias de baixa renda.

Foto: Divulgação

O vereador Edson Souza (MDB) apresentou a Indicação nº 1544/2026, que solicita à Prefeitura de Cascavel a avaliação para criação de um Programa Municipal de Reaproveitamento de Materiais de Construção. A proposta busca reduzir o descarte de itens que ainda podem ser utilizados e destiná-los a famílias em situação de vulnerabilidade social para reparos e melhorias nas moradias.

A iniciativa prevê que o município avalie a criação de uma estrutura para recebimento, triagem e armazenamento de materiais excedentes de obras e reformas. Entre os itens que poderiam ser destinados ao programa estão pisos, tijolos, telhas, portas, janelas, tintas, além de materiais elétricos e hidráulicos.

Para serem aproveitados, os materiais precisariam estar em condições adequadas e seguras para utilização. Após a triagem, os produtos poderiam ser encaminhados para famílias de baixa renda que necessitem realizar reparos ou melhorias em suas residências.

Segundo a proposta apresentada pelo vereador, o programa teria potencial para diminuir o descarte de materiais de construção que ainda possuem utilidade, ao mesmo tempo em que poderia contribuir para a melhoria das condições habitacionais de famílias em situação de vulnerabilidade.

A proposta também prevê a possibilidade de participação da população e do setor privado. Moradores, construtoras, empreiteiras, lojas de materiais de construção e outras empresas poderiam contribuir por meio da doação de materiais excedentes ou que não estejam mais sendo utilizados.

A indicação não determina a implantação imediata do programa. O documento solicita que a Prefeitura de Cascavel analise os aspectos técnicos, jurídicos, administrativos e orçamentários necessários para verificar a viabilidade de criação e funcionamento da iniciativa.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .