Festival de Dança tem oficinas descentralizadas por Cascavel
Atividades passam pelo Teatro Municipal, Centros de Convivência e espaços comunitários
O movimento e a arte vão ocupar diferentes endereços de Cascavel durante o 36º Festival de Dança. De hoje (14) até sexta-feira (18), uma programação de oficinas levará diferentes linguagens e possibilidades de dança para além do palco do Teatro Municipal Sefrin Filho, alcançando centros de convivência, equipamentos culturais e espaços comunitários em diferentes regiões da cidade.
As atividades são conduzidas por profissionais com propostas distintas, que vão da improvisação à dança contemporânea, passando pelas danças populares brasileiras e pelo funaná, manifestação tradicional de Cabo Verde. A programação também inclui dança inclusiva, dança em cadeira de rodas e modalidades como FitDance. As ações descentralizadas serão direto com a comunidade e as nos espaços culturais para os dançarinos e bailarinos inscritos.
A segunda-feira (14) concentrou atividades no Teatro Municipal e em outros pontos da cidade. Na terça-feira (15), o Teatro Municipal recebe Improvisação para a Dança, às 9h, e Dança Contemporânea, às 10h30. No mesmo horário da manhã, o Centro Cultural Gilberto Mayer terá a oficina Funaná. Às 10h, o Eureca II, no bairro Santa Cruz, recebe Danças Populares Brasileiras, voltada ao público infantil.
À tarde, às 14h, Danças Populares Brasileiras será realizada no Teatro Municipal. Às 15h, o CCI Morumbi recebe FitDance Gold, voltada ao público 60+, e, às 15h30, a Casa da Cultura Zona Norte terá Dança Inclusiva. Às 16h, a programação chega à Feira do Produtor, na Praça Wilson Jofre, com Dança Livre.
Na quarta-feira (16), às 9h, o CCI XIV de Novembro recebe Dança Inclusiva para Crianças. Às 10h, o Eureca II, no bairro Santa Cruz, terá Danças Populares Brasileiras. À tarde, às 15h, o Eureca I, no bairro Interlagos, recebe Dança Livre, enquanto o Programa Felicidade do Idoso terá FitDance Gold, também às 15h.
Na quinta-feira (17), pela manhã, às 9h, serão realizadas as oficinas Dança Livre, no Programa Felicidade do Idoso, e Dança Inclusiva Adulto, no Teatro Municipal Sefrin Filho. Às 14h, o Centro Cultural Gilberto Mayer recebe FitDance Disco. Às 15h, o Eureca I, no bairro Interlagos, terá a oficina de Dança Livre.
No último dia de oficinas, sexta-feira (18), o Teatro Municipal Sefrin Filho recebe, às 9h, as oficinas Danças Populares Brasileiras e Dança em Cadeiras de Rodas. Às 10h30, o espaço terá FitDance Classic, destinada a participantes com idade acima de 14 anos.
Para a secretária municipal de Cultura, Beth Leal, a descentralização das oficinas amplia o alcance do festival e aproxima a população da programação. “As oficinas ampliam a presença do Festival na cidade e aproximam a população de diferentes linguagens da dança. É uma programação que fortalece a formação, estimula a participação e democratiza o acesso à cultura”, afirma.
PROGRAMAÇÃO OFICINAS
TERÇA-FEIRA (15)
Improvisação para a Dança | Teatro Sefrin Filho -9h
Funaná | Centro Cultural Gilberto Mayer - 9h
Dança Contemporânea | Teatro Sefrin Filho - 10h30
Danças Populares Brasileiras | Eureca II – Santa Cruz - 10h
Danças Populares Brasileiras | Teatro Sefrin Filho - 14h
Dança Inclusiva |Casa da Cultura Zona Norte - 15h30
FitDance Gold | CCI Morumbi - 15h
Dança Livre ou Ritmos | Feira do Produtor – Praça Wilson - 16h
Quarta-feira (16)
Dança Inclusiva para Crianças | CCI XIV de Novembro - 9h
Danças Populares Brasileiras |Eureca II – Santa Cruz - 10h
Dança Livre | Eureca I – Interlagos - 15h
FitDance Gold | Felicidade do Idoso -15h
Quinta-feira (17)
Dança Livre |Felicidade do Idoso - 9h
Dança Inclusiva Adulto |Teatro Sefrin Filho - 9h
FitDance Disco | Centro Cultural Gilberto Mayer - 14h
Dança Livre |Eureca I – Interlagos - 15h
Sexta-feira (18)
Danças Populares Brasileiras | Teatro Sefrin Filho - 9h
Dança em Cadeiras de Rodas |Teatro Sefrin Filho - 9h
FitDance Classic |Teatro Sefrin Filho -10h30