17 de setembro de 2026

Cascavel

Cascavel

Ratinho Junior se licencia do cargo e participa de reunião com prefeitos do Oeste em Cascavel

Governador afirmou que vai ampliar a atuação na campanha de Sandro Alex e destacou obras como a duplicação da BR-277 entre Matelândia e Cascavel

Foto: Divulgação

O governador do Paraná, Ratinho Junior, participou nesta quinta-feira (17) de uma reunião com 53 prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel. Durante o encontro, ele anunciou o início da licença do cargo para ampliar sua participação na campanha eleitoral e esteve ao lado de Sandro Alex, candidato do PSD ao Governo do Paraná.

No evento, Ratinho Junior também destacou ações na área de ensino superior, com menção ao apoio a estudantes da Unioeste. Segundo ele, o Governo do Estado mantém parcerias com instituições de ensino superior e ampliou investimentos em educação, pesquisa e inovação.

A reunião teve caráter político e marcou o início de uma nova etapa da participação do governador na campanha. Ratinho Junior afirmou que pretende atuar em carreatas, passeatas, reuniões com o setor produtivo e encontros políticos ao longo do período eleitoral.

Durante o encontro, o governador citou uma pesquisa divulgada pela TMC, segundo a qual Sandro Alex teria alcançado 28% das intenções de voto, após iniciar a campanha com 3%. Ratinho Junior também afirmou que uma parcela significativa do eleitorado ainda não teria definido o voto e que a apresentação da trajetória do candidato poderia influenciar essa decisão.

Outro ponto destacado foi a continuidade das políticas públicas e dos investimentos realizados pelo atual governo. Ratinho Junior afirmou que Sandro Alex participou da implantação do modelo de investimentos do Estado e defendeu a manutenção de programas e obras já conveniados com os municípios.

Na infraestrutura, o governador anunciou que a duplicação da BR-277 entre Matelândia e Cascavel avançou para uma nova etapa. Segundo ele, o Instituto Água e Terra (IAT) concedeu na quarta-feira (16) a autorização ambiental necessária para o início da obra.

A liberação ambiental era apontada como uma das principais etapas para o empreendimento, especialmente pela proximidade com o Parque Nacional do Iguaçu. Com a autorização, a concessionária responsável pela rodovia deverá apresentar o projeto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta sexta-feira (18).

A previsão informada por Ratinho Junior é de que, na segunda-feira (21), o projeto seja apresentado à sociedade, aos prefeitos e à imprensa. A concessionária também deverá divulgar o cronograma previsto para a execução dos trabalhos.

A duplicação integra uma estratégia com duas frentes de obras na BR-277. Uma delas, no trecho entre Irati e Guarapuava, já está em andamento, com cerca de 50 quilômetros de trabalhos em execução, conforme informado pelo governador. A outra frente será implantada entre Matelândia e Cascavel.

Ratinho Junior afirmou que a conclusão das obras permitirá uma ligação duplicada entre Foz do Iguaçu e Paranaguá, ampliando a estrutura para o transporte da produção do Oeste do Paraná em direção ao Porto de Paranaguá.

Sobre os últimos meses do mandato, o governador declarou que os convênios e obras do Estado seguem o cronograma previsto e que há recursos destinados para a conclusão dos projetos já licitados. Ele citou investimentos em estradas rurais, incluindo cerca de R$ 100 milhões em obras de pavimentação em Cascavel, além do programa Asfalto Novo, Vida Nova, que contempla 377 municípios.

Também foi citado o início da obra do Contorno Sul de Maringá, com investimento estimado em quase R$ 500 milhões.

Na área eleitoral, Ratinho Junior ainda mencionou os candidatos ao Senado Alexandre Cury e Cristina Graeml, defendendo a eleição de nomes alinhados às pautas do governo estadual. O governador também afirmou que prefeitos de diferentes municípios estão se envolvendo na campanha durante o período de licença.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .