Justiça manda dono de perfil no Facebook retirar fake news contra Paranhos
Montagem difamatória e caluniosa foi postada por um usuário da rede social Facebook e, caso não faça a retirada, ele pagará multa de R$ 5 mil por dia decumprido...
Espalhar montagens com fake news (notícias falsas) por redes sociais pode significar dor de cabeça para aqueles que usam mentiras com o objetivo de prejudicar candidatos envolvidos no processo eleitoral.
Foi o que aconteceu com o internauta Adilson Dilmar Dudeck, que decidiu subir em seu perfil um vídeo que traz notícias falsas com o propósito de induzir o eleitor a acreditar que o candidato a prefeito Leonaldo Paranhos é ficha suja.
O juiz eleitoral Marcelo Carneval expediu liminar, na noite de ontem (16), que obriga o internauta a retirar a postagem, em 24 horas, e deixar de compartilhar o conteúdo, sob pena de pagar multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento.
A sentença atinge também o Facebook Brasil. Para o magistrado, as montagens no vídeo “retratam flagrante violação à legislação eleitoral, implicam na retirada de circulação do material danoso para manutenção da lisura na veiculação da propaganda eleitoral”.
O juiz afirmou ainda que o conteúdo, aparentemente, registra caráter calunioso e difamatório. Um dos exemplos citados pelo magistrado foi o fato de o autor da postagem se referir a Paranhos como “prefeito da pinguela do lago e das super lixeiras.”
O autor da postagem será notificado pela Justiça Eleitoral e terá dois dias para se defender dos ataques mentirosos proferidos contra Paranhos.