Flávia consolida evolução e ganha espaço entre os destaques do Stein Cascavel Futsal
Desde a chegada ao clube em 2023, a ala transformou oportunidades em conquistas e amadureceu no futsal de alto nível...
Uma virada na final da Supercopa de 2023, um gol e uma cobrança convertida nos pênaltis marcaram a primeira temporada de Flávia Alonso pelo Stein Cascavel Futsal. Natural de Guarulhos (SP), a ala chegou ao clube após conquistar o Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira. Até então no Barateiro Futsal, a atleta recebeu o convite do técnico Márcio Coelho, com quem havia trabalhado na seleção de base, em 2022.
“Cheguei ao Stein com a mentalidade de aprender, me desenvolver e aproveitar cada oportunidade. Não imaginava que teria tanto espaço logo no início, mas consegui corresponder dentro de quadra e fui conquistando meu lugar na equipe”, relembrou Flávia.
Título logo na estreia
A primeira temporada com a camisa azul e branca foi marcada pela conquista da Supercopa de 2023. Na final contra o Taboão Magnus, o Stein chegou a estar três gols atrás no placar, mas reagiu e levou a decisão para os pênaltis, após a prorrogação.
Flávia participou da reação com um gol e converteu uma das cobranças na disputa que garantiu o título e a classificação à Copa Libertadores da América. “Foi uma experiência inesquecível, principalmente por estar vivendo meu primeiro ano na equipe”, destacou.
Das ruas à Seleção Brasileira
A relação de Flávia com o futsal começou nas ruas de Guarulhos, onde jogava com os primos. Aos cinco ou seis anos, passou a praticar a modalidade na escola e, posteriormente, em uma escolinha da cidade.
Aos dez, ingressou no Tiger, sua primeira equipe feminina. Mesmo abaixo da idade da categoria sub-13, recebeu a oportunidade de integrar o grupo, no qual desenvolveu grande parte de sua formação.
Em 2021, transferiu-se para o Barateiro Futsal e iniciou a carreira profissional. Após um período de adaptação à categoria adulta e à distância da família, ganhou espaço na temporada seguinte e foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-20, conquistando o título sul-americano.
“Tive contato com um ambiente de muito profissionalismo e estrutura, algo que até então não conhecia daquela forma. Foi quando percebi o que o futsal poderia me proporcionar e o quanto eu também queria contribuir para o crescimento da modalidade”, contou.
O desafio das lesões
Em 2024, uma sequência de lesões afastou Flávia das quadras por mais da metade da temporada. O período também foi marcado pela perda de um familiar no fim de 2023, tornando a recuperação ainda mais delicada.
“Acredito que a trajetória de uma atleta é construída pelas conquistas, pelas derrotas, pelas oportunidades e também pelos momentos em que precisamos encontrar forças para continuar”, afirmou.
De volta às quadras, Flávia deu sequência ao trabalho no Stein e, em 2025, foi eleita a melhor ala esquerda do Campeonato Paranaense e da Liga Feminina de Futsal (LFF), reconhecimentos individuais que se somaram às conquistas coletivas pelo clube.
Muito além das quatro linhas
O futsal também abriu portas para Flávia fora das quadras, proporcionando bolsas de estudo durante a formação escolar e na faculdade. O apoio da família foi fundamental para que seguisse na modalidade, apesar das limitações de estrutura e das incertezas sobre o futuro profissional.
“Muito antes de formar atletas, acredito que o esporte tem um potencial enorme de formar pessoas. Aprendi que é preciso ter paciência e consistência. Nem sempre quem joga melhor vence, nem sempre o resultado corresponde ao esforço e nem tudo acontece como planejamos. Mas isso não significa que devemos deixar de acreditar, trabalhar e continuar”, ressaltou a ala.
Hoje, a jogadora considera o amadurecimento pessoal uma de suas maiores conquistas e espera contribuir para o desenvolvimento do futsal feminino. “Meu maior orgulho é ter me tornado uma mulher de quem eu gosto e que respeito. Quero continuar me desenvolvendo como atleta e como pessoa, mas também contribuir para a sociedade, para o crescimento do futsal e para as próximas gerações.”, concluiu Flávia.
Leia Também
Mais Lidas
Flávio Bolsonaro não reconhece vitória de Lula e anuncia pedido de anulação das eleições
Mulher morre e outra fica gravemente ferida em acidente entre carro e micro-ônibus na BR-369, em Corbélia
Apoiadores de Lula comemoram vitória com buzinaço e bandeiras no Centro de Cascavel
Cinco pessoas morrem em colisão frontal e motorista bêbado é preso pela PRF após fugir do local no Paraná