Hugo Motta quer votar mudanças no sistema eleitoral ainda neste ano, com distrital misto a partir de 2034
Presidente da Câmara defende transição em 2030 e também anuncia grupo para discutir regras eleitorais nas plataformas digitais...
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que pretende discutir e votar ainda neste ano mudanças no sistema eleitoral brasileiro, incluindo a adoção do modelo distrital misto para a eleição de deputados federais, deputados estaduais e vereadores. A proposta prevê a implantação do novo sistema em 2034, com uma transição nas eleições de 2030.
A declaração ocorreu após reunião com líderes dos partidos que integram o bloco formado por União, PP, PSD, Republicanos, MDB, federação PSDB-Cidadania e Podemos. O encontro teve como objetivo discutir uma possível reforma política.
Pelo modelo distrital misto, parte dos representantes é escolhida por meio do voto em candidatos de distritos eleitorais e outra parte é definida a partir de partidos ou listas partidárias. A proposta busca combinar a representação territorial com a participação das legendas na composição dos Legislativos.
Segundo Motta, as conversas iniciais foram concluídas com os partidos de centro. A próxima etapa será ampliar o diálogo com as demais legendas representadas na Câmara, incluindo a federação formada por PT, PV e PCdoB, além de PL e Novo.
O presidente da Câmara afirmou que pretende construir uma proposta de consenso entre os partidos e também deve tratar do assunto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
As mudanças em discussão estão restritas às eleições proporcionais para os Legislativos. O sistema utilizado para a escolha de cargos disputados pelo modelo majoritário não faz parte da proposta apresentada por Motta.
A intenção, segundo o presidente da Câmara, é permitir que as duas Casas do Congresso avaliem as alterações ainda neste ano, com o objetivo de modificar as regras de representação nas esferas federal, estadual e municipal.
Na mesma reunião, Motta anunciou a criação de um grupo de trabalho com representantes de todos os partidos da Câmara para elaborar uma proposta de alteração do Código Eleitoral voltada às plataformas digitais.
O grupo deverá discutir regras para a propaganda eleitoral nas redes sociais. A proposta pretende estabelecer critérios para o ambiente digital semelhantes aos já existentes para materiais físicos, televisão e rádio.
A iniciativa também prevê regras consideradas pelo presidente da Câmara como claras, transparentes e isonômicas, com critérios previamente conhecidos pelos candidatos. A regulamentação das plataformas digitais será tratada como prioridade nos próximos dias, com participação dos partidos da Câmara.
Leia Também
Mais Lidas
Aliado de Trump diz que Flávio Bolsonaro chegou aos EUA
Prefeitura de Cascavel abre inscrições para 144 apartamentos no Bairro Interlagos
Corpo com sinais de mutilação é encontrado em porta-malas de carro durante ação policial no sudoeste do Paraná
Polícia Federal cancela passaportes de Flávio Bolsonaro