Cascavel

Dia do radiologista: rotina de imagens que salvam vidas

Os números mais expressivos do Centro de Imagens do Huop são os ultrassons...

08 nov 20 - 19h39 Redação SOT
Dia do radiologista: rotina de imagens que salvam vidas

A rotina desses profissionais envolve todos os setores do hospital. São os radiologistas que realizam os exames de imagem, indispensáveis na maioria dos diagnósticos e tratamentos dentro do hospital. Nesse dia 8 de novembro, dia do radiologista, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) ressalta a importância do trabalho realizado na instituição. “O profissional está presente em todos os setores, atendendo desde pacientes recém-nascidos, idosos, pacientes de trauma, gestantes, entre outros”, diz o coordenador do Centro de Imagens do Huop, Narciso Comíssio. 

Os números mais expressivos do Centro de Imagens do Huop são os ultrassons. Os dados de 2019 apontam 16.605 exames realizados. “Os números são expressivos pois atendemos uma região de abrangência de mais de 2 milhões de habitantes. Esse tipo de exame é essencial, principalmente para tornar o atendimento mais ágil”, comenta Narciso.

RESSONÂNCIA - Um dos maiores ganhos em imagem no Huop está o serviço de ressonância magnética, inaugurado em setembro deste ano. A ressonância magnética realiza exames exclusivos para o SUS (Sistema Único de Saúde) durante 24 horas, e pode atender até 34 pacientes diariamente, tanto pacientes internados, como também pacientes que realizam consultas ambulatoriais. “É um exame diferente da tomografia, que precisa ser realizada pontualmente em casos de quadros críticos de saúde. Mas é um exame essencial para a saúde dos pacientes da nossa região”, enfatiza. 

PRESENTE EM TODOS OS SETORES - Quem é indispensável em todos esses exames de imagem, seja ressonância, ultrassom, raio-x, entre outros, é o radiologista. “Ele é o único autorizado a emitir a radiação, para que haja segurança do paciente e todos os profissionais da equipe multidisciplinar”, destaca. Além disso, o radiologista não fica restrito apenas ao Centro de Imagens, mas sim, acompanha os exames realizados em outros setores. “O radiologista acompanha os pacientes que não podem ir até o Centro de Imagens, como é o caso do Centro Cirúrgico. É extremamente necessário ter um radiologista durante a cirurgia, pois sem a imagem não há segurança para operar”, comenta Narciso. 

E para que todos os exames sejam realizados com eficácia, o treinamento da equipe também é essencial. “Hoje temos uma equipe preparada e capacitada para realizar todos os exames, desde os mais simples, como também os mais complexos”, conclui Narciso.

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.